Os investimentos contribuem diretamente para o avanço das metas de universalização do saneamento básico em Cariacica
Cariacica recebeu, na manhã da terça-feira (13), a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flexal II, além da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Bandeirantes, obras realizadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), em parceria com a Ambiental Cariacica, elevando para 80% a cobertura de esgotamento sanitário e ampliando a qualidade dos serviços prestados à população.
De acordo com o Governo do Estado, os investimentos contribuem diretamente para o avanço das metas de universalização do saneamento básico em Cariacica. Além de reduzir riscos ambientais e proteger os corpos hídricos, as intervenções impactam positivamente a saúde pública e a qualidade de vida da população.
![]()
“Estar hoje aqui, para entregar as duas estações de tratamento de esgoto, com investimento de 75 milhões, mostra que é uma entrega muito importante para Cariacica. Com essas duas estações, alcançamos 80% da população da cidade. Estamos fazendo um investimento forte em tratamento de esgoto porque isso é uma forma de melhorarmos a saúde das pessoas, levar qualidade de vida e dignidade à nossa população. O importante na política pública é ter resultado”, enfatizou o governador, Renato Casagrande.
A ETE Flexal II, que foi projetada para ampliar a cobertura do sistema de esgoto em Cariacica e com investimento de aproximadamente R$47 milhões, utiliza tecnologia moderna e sustentável. Com capacidade média de tratamento de 50 litros por segundo e máxima de 90 litros por segundo, a unidade conta com sistemas de tratamento biológico, desinfecção por radiação ultravioleta e controle rigoroso de qualidade.
![]()
“A entrega da nova Estação de Tratamento de Esgoto Flexal II, somada à importante ampliação da ETE de Bandeirantes, representa um salto gigantesco no saneamento básico do nosso município. Quero destacar aqui a importância fundamental da parceria com o Governo do Estado, que tem investido cada vez mais em Cariacica”, destacou o prefeito da cidade, Euclerio Sampaio.
Os processos implantados garantem que os efluentes sanitários sejam tratados de forma segura antes de serem devolvidos ao meio ambiente, reduzindo riscos à saúde da população e protegendo os recursos hídricos do município.
Na ETE Bandeirantes, que teve investimento de aproximadamente R$32 milhões, foi concluída a construção de um novo tanque de aeração que aumentou a capacidade operacional da estação de 50 para 300 litros por segundo. Essa obra amplia o atendimento e melhora a eficiência do tratamento de efluentes em uma das principais unidades de saneamento do município.
Já o presidente da Companhia, Munir Abud, destacou que são obras como essas que garantem que o Espírito Santo esteja na liderança no setor do saneamento no país. “A cidade de Cariacica avança, mostrando que os investimentos do Governo do Estado têm feito a diferença. Reafirmamos hoje o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a proteção dos recursos hídricos e o fortalecimento da infraestrutura de saneamento, alinhada às diretrizes do Marco Legal do Saneamento e às demandas de crescimento do município”, concluiu.