Esporte Geral

Carateca capixaba representa o Brasil no Sul-Americano, na Bolívia

Nesta sexta-feira (28), o carateca Gustavo Bosqueti entra em ação representando o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê, sediado em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. O torneio, que teve início no dia 16 de junho, prossegue até sábado (29), reunindo os melhores atletas da região em busca do título continental.

Gustavo Bosqueti, integrante da seleção brasileira e beneficiado pelo programa Bolsa Atleta da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), está otimista quanto às chances de conquistar mais um pódio internacional. “Minha equipe e eu estamos bastante confiantes para esse Campeonato Sul-Americano. A gente já cumpriu um objetivo maior que foi o Pan-Americano, e fomos campeões das Américas, fizemos história e estamos indo para o primeiro Mundial de Equipes. A gente tem feito um bom trabalho, tem se preparado e estamos com a cabeça no lugar para trazer mais essa vitória”, afirmou Bosqueti.

Além do Sul-Americano, Bosqueti também se prepara para o Campeonato Mundial de Karatê, que será realizado em Pamplona, Espanha, em novembro deste ano. Sua qualificação para o Mundial veio após conquistar o título por equipe no Campeonato Pan-Americano, realizado no Uruguai entre os dias 23 e 26 de maio.

Antes do Mundial, Bosqueti ainda competirá em uma etapa da Liga Mundial de Karatê, que contribui para o ranqueamento mundial da modalidade. A próxima etapa está prevista para Salzburg, Áustria.

O Bolsa Atleta, programa que apoia financeiramente atletas de alto rendimento, foi fundamental para a preparação de Gustavo Bosqueti e outros esportistas brasileiros. Em 2024, o programa alcançou um recorde de investimento de R$ 3,9 milhões, beneficiando 234 atletas em diferentes categorias, desde estudantil até olímpico, proporcionando condições para a manutenção dos resultados e carreiras esportivas dos beneficiados ao longo do ano.

Com expectativas elevadas e uma preparação dedicada, Gustavo Bosqueti segue como uma das promessas do karatê brasileiro, em busca de novos êxitos internacionais para o país.

Leia também