Evento reuniu aproximadamente 500 pessoas entre comunidade escolar, agentes políticos e forças de segurança
“Diariamente eu relaciono a língua portuguesa com a educação no trânsito. Para o evento de hoje, por exemplo, trabalhamos a construção de diversas frases educativas em cartazes”, explicou Sônia.
Conhecimento aplicado desde jáSegundo a secretária de Educação, por meio do Projeto Transitando, disciplina que vem sendo implantada na rede municipal de educação e que já chegou a 23 mil alunos atualmente, os estudantes não precisam esperar a maioridade para aplicar o aprendizado. “O aluno não precisa esperar para aplicar o aprendizado somente quando for um condutor. Com o Transitando, ele já adquire condições de aplicar o que aprende desde agora, porque ele compartilha com a família, por exemplo, esses ensinamentos. Além disso, a partir do momento em que ele conhece as leis, já faz parte ativamente do trânsito”, explicou Luciana.
Sensação de dever cumpridoApós a chegada à Igreja Nossa Senhora da Conceição, as crianças ouviram atentamente as falas de agentes públicos relacionadas ao tema. Logo em seguida soltaram balões brancos em alusão à paz. Para a chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito, do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), agente Rosimery, uma semente foi plantada em cada aluno presente no evento. “Hoje nós plantamos uma semente. Que a paz no trânsito seja corriqueira. A paz no trânsito tem a ver com nossos comportamentos. Se tivermos tranquilidade para entender o outro no trânsito, sem dúvidas iremos propagar esta ideia”.
Dicas
A agente ainda deixou dicas de como praticar esta ação de paz. “Respeito ao tempo dos semáforos, tempo dos pedestres, o código de trânsito brasileiro, muitos acidentes poderiam ser evitados. Cada um tem seu lugar. Se cada um respeitar o espaço do outro, já teremos esta harmonia”, finalizou.