Geral

Caminhada contra a violência à pessoa idosa na Serra

Para marcar a luta contra a violência à pessoa idosa diversas ações em prol do Junho Violeta, que contempla o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, e que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, serão realizadas.

A data, assim como todo o Junho Violeta, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de denunciar todo e qualquer tipo de violação dos direitos da pessoa idosa, além de chamar a atenção e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las, uma delas, através do disque 100.

Para a presidente do Comids, Regilene Mazzariol Tononi, “as ações de mobilização são de suma importância para sensibilizar a população sobre a temática e publicizar os canais de denúncia, a fim de garantir os direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa. Serão dois eventos em junho e um em outubro aqui na Serra”, explicou.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, o Junho Violeta faz parte de um importante trabalho para combater a dura realidade de maus-tratos contra os idosos. “As ações visam promover, junto à sociedade, uma cultura coletiva de responsabilidade, cuidados, garantia de direitos e respeito para com essa população, em particular quando vítima do abandono, da negligência e da violência física e psicológica. Por este motivo, vamos promover essa série de eventos e aproveito para convidar toda a população para se juntar a nós.”, completou.

Confira abaixo a programação:

15 de junho: Caminhada, com saída às 8h30, em frente ao Banco do Brasil, em Serra Sede

28 de junho: Mobilização, a partir das 16h, na Praça da Luz, em frente ao Shopping Laranjeiras

Outubro: Seminário (data e local à definir)

Por que Junho Violeta?

O nome da campanha refere-se às violetas, pois elas são flores representativas da família. Seu tamanho pequeno e aparência delicada simbolizam a fragilidade ligada ao idoso e o afeto contínuo que deve-se ter com o mesmo. O mês tem como tema “Violetas contra a Violência” e o lema “Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa”.

Leia também