Entretenimento Eventos

Caminhada azul em Camburi para conscientizar sobre câncer de intestino

Neste domingo, dia 26, a Praia de Camburi, em Vitória, será tomada por uma onda azul para chamar a atenção da população sobre a prevenção do câncer de intestino, que é considerado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) como o segundo tipo mais recorrente no Brasil, tanto entre homens quanto em mulheres, atrás do câncer de próstata e de mama feminina.

A Caminhada Março Azul está marcada para às 8 horas, com concentração no Píer de Iemanjá e a sugestão da organização do evento é para que todos vistam uma camisa azul para participar da ação, que contará ainda com apresentação musical com Adel Eduardo de Paula Abu Jamra.

Apesar de ser considerada uma doença prevenível e com alta probabilidade de cura, se diagnosticada precocemente, os Registros Hospitalares de Câncer (RHC), entre 2015 e 2019, apontam que cerca de 65% dos casos de câncer de intestino foram diagnosticados em estágios avançados, em todas as faixas etárias.

Carla Loss é oncologista

“Entre as principais formas de prevenção desse tipo de câncer estão a prática de hábitos saudáveis, evitando-se o consumo de álcool, carnes processadas (salsicha, mortadela, salame e presunto, por exemplo), o tabaco, além de aderir à atividade física regular e a uma alimentação rica em frutas e vegetais”, comentou a oncologista clínica do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon) Carla Loss.

Segundo ela, o diagnóstico pode ser feito através da colonoscopia, que está indicada para toda a população a partir dos 45 anos, ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

Nesse exame é possível identificar tanto as lesões precursoras (pólipos) quanto os adenocarcinomas, e retirar pequenos fragmentos (biópsias) para confirmar o diagnóstico, que irá orientar o tratamento nos casos mais avançados, ou já realizar o tratamento removendo essas lesões durante o mesmo procedimento. Nas situações em que as lesões estão mais avançadas com sintomas mais intensos podem ser diagnosticadas através de outros exames, como tomografia ou ressonância.

“Por isso, sempre que tiver sintomas procure um especialista, principalmente porque no caso do câncer de intestino, quando diagnosticado no início, tem chances de cura que superam os 95%”, orientou a médica.

A Caminhada Março Azul é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed-ES), Sociedade de Gastroenterologia do Espírito Santo (Soges) e Sociedade Regional Leste de Coloproctologia (RJ-ES), com patrocínio, entre outros, do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon) e da Imunomed Clínica de Infusão e Especialidades.

Leia também