Médica pontua riscos com altas temperaturas
Com a notícia da onda de calor esta semana no país, e há alguns meses atrás vista em todo o mundo, é preciso se preparar para o que por aí, afinal ainda vamos passar pela primavera.
Segundo o site da Fiocruz, agências das Nações Unidas (ONU) têm acompanhado o impacto de temperaturas recordes em várias regiões do Hemisfério Norte e alertam que a situação está ainda no princípio.
Por aqui, um pouco mais acostumados ao clima mais quente, as temperaturas podem passar dos 40º C e preocupa os médicos.
De acordo com a pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, é preciso cuidados com a rotina para proteção à saúde.
A médica explica que com a primavera chegando, quem tem alergia sofre normalmente devido à concentração de pólen, de substâncias poluentes no ar, partículas finas, que podem agravar o problema. “Além disso, com o calor o uso do ar condicionado, ventiladores aumentam e é muito importante verificar a limpeza desses aparelhos, para evitar o ácaro, e ainda com o aumento das pessoas por mais tempo em ambientes fechados, a transmissão de vírus como o da gripe ocorre com mais frequência”, destaca.
Em relação ao sono, com as altas temperaturas, alguns não têm acesso a aparelhos de ar e ventiladores, e fica mais difícil dormir. “O calor excessivo pode tornar difícil adormecer e o sono pode ficar prejudicado, com diversas interrupções que não fazem bem, afinal o sono reparador é o constante”, diz Jessica. A médica também alerta: hidrate-se. Beba muita água durante o dia, invista em frutas, verduras e legumes, em uma alimentação mais leve e saudável para passar por esta onda de calor. “E muita atenção à população idosa, crianças e pessoas com comorbidades, afinal elas são mais frágeis e precisam de cuidado redobrado”, pontua.