Saúde

Botox para tratar Bruxismo

O bruxismo, distúrbio que se caracteriza pelo ranger dos dentes e apertamento, uma disfunção semelhante ao som da mastigação, que acontece quando as pessoas estão dormindo, atinge cerca de 30% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a Cirurgiã-Dentista e Diretora Clínica do IOS – Instituto Odontológico, Dra. Marlei Bonella, o bruxismo leva ao desgaste dos dentes e também à fraturas, muitas vezes as pessoas podem perder os dentes.

“Normalmente a causa do bruxismo é a ansiedade e o estresse e os sintomas são: sensação de cansaço, dores na face, na musculatura, zumbido no ouvido, enxaquecas e cefaleias”, conta a dentista.

Para o tratamento é utilizado uma placa que você molda para o paciente utilizar e ela protege contra a quebra dos dentes – a placa de bruxismo – mas o indicado é associar o tratamento dentário ao psicológico. “É interessante haver uma associação a terapias, exercícios de relaxamento, meditação para levar a vida mais leve na rotina do dia a dia”, explica Marlei.

Outro tratamento que a cirurgiã- dentista indica e que dá resultados é a aplicação de toxina botulínica. “Aplicamos a toxina botulínica nos músculos da face porque na verdade, o responsável pelo apertamento dos dentes são os músculos, que fazem o movimento, de mastigação e com a aplicação você diminui a força desses músculos”, pontua a dentista.

Leia também