Social

Blitze educativas na Semana Nacional do Trânsito na Serra

“Você é especial para alguém!”: Prefeitura da Serra realiza blitze educativas na Semana Nacional do Trânsito

“Você é especial para alguém! Volte para casa em segurança”. É essa a mensagem que o Departamento de Operações de Trânsito (DOT), por meio do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), está levando para as ruas como forma de conscientizar a população a respeito da segurança no trânsito.

A ação faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito e, também, do Setembro Amarelo, movimento internacional de prevenção ao suicídio.

Os agentes estão realizando durante todo este mês blitze educativas com a mensagem positiva e reafirmando para que os condutores voltem para casa em segurança.

Durante a ação os agentes abordam os motoristas e, após conversar sobre a importância da direção defensiva para a construção de um trânsito seguro, eles colam um adesivo no carro com a mensagem “Você é especial para alguém! Volte para casa em segurança”. As ações já aconteceram em Laranjeiras, Serra Sede e Bairro de Fátima. A próxima está programada para quinta-feira (21).

“A responsabilidade no ato de dirigir depende, primeiro, de nossas ações. Em segundo, de pensarmos naquilo de mais valioso que temos, que são as pessoas que nos amam e que nós amamos. E é a partir dessas ações que nós iremos mudar essa estrutura de trânsito com relação a diminuição ao número de acidentes e o número de vítimas fatais, que é o que mais buscamos”, pontua Fábio Alves, diretor do Departamento de Operações de Trânsito (DOT).

“São ações simples, como um bom dia, uma pergunta se tudo está bem e uma mensagem de carinho que fazem a diferença na vida da pessoa. Essa abordagem educativa conscientiza a pessoa para um trânsito mais seguro, sabendo sempre que há alguém o esperando em casa”, explica Rosemary Kehler, diretora do NET.

Desde o começo do ano as ações educativas do NET já alcançaram mais de 10 mil pessoas. Somente no primeiro semestre de 2023 o núcleo realizou 16 blitze educativas e 67 palestras em escolas municipais e da rede privada.

Leia também