Aos 19 anos, a capixaba Bianca Simões se consolida como um dos principais nomes da nova geração do bodyboarding mundial. Pela primeira vez competindo exclusivamente na categoria Profissional, a atleta vai disputar o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, que acontece entre os dias 11 e 21 de setembro, na praia de Jacaraípe, em Serra (ES).
Bianca começou no esporte aos 11 anos, em Vila Velha, quando ainda surfava com uma prancha de isopor. O incentivo do pai a levou ao Instituto Neymara Carvalho (INC), no qual treina até hoje. “O Instituto é a minha família. Tudo que conquistei no esporte veio dos ensinamentos dos treinadores e dessa paixão pelo bodyboarding que eles nos passam”, afirma.
Em sua primeira temporada só entre as profissionais, Bianca já conquistou resultados de destaque, como o 5º lugar na etapa de Iquique, no Chile, pelo Circuito Mundial, e a vitória no Slab Bodyboarding Contest, no Pico D2, em Vila Velha. “Estar no top 8 do ranking mundial é o meu grande objetivo. Sei que exige dedicação, esforço e muitas renúncias, mas cada resultado mostra que estou no caminho certo”, comemora.
O Wahine, idealizado por Neymara Carvalho e realizado pelo INC em parceria com a IBC (International Bodyboarding Corporation), será a última etapa feminina do Circuito Mundial, definindo as campeãs da temporada nas categorias Profissional, Pro Júnior e Máster. Mais de 120 atletas de 10 países são esperadas para o evento, que distribuirá uma premiação total de 45 mil dólares (cerca de R$ 250 mil).
Além das disputas, o evento também terá espaço para a inclusão e a conscientização. Estão programadas baterias especiais para PCDs (amputadas, mastectomizadas e deficientes visuais) e para Mães&Filhos, além de ações paralelas como aulão social, limpeza de praia, roda de educação ambiental e a presença do Ônibus Rosa, projeto do Tribunal de Justiça do Espírito Santo que oferece suporte a mulheres vítimas de violência doméstica.
As inscrições seguem abertas no site oficial do circuito: www.ibcworldtour.com.