Saúde

Banco de Sangue do Hemocentro Estadual Necessita Urgentemente de Doadores

O estoque do banco de sangue do hemocentro do estado encontra-se em uma situação crítica devido à redução nas doações durante o período de férias e viagens. A preocupação atual recai sobre os sangues de tipo RH negativo, que chegaram a estar zerados recentemente.
Embora algumas unidades de bolsas de sangue estejam disponíveis, a quantidade é significativamente menor em comparação com os tipos sanguíneos RH positivo. Pacientes em necessidade já demandam esses tipos raros, e a urgência em reabastecer os estoques é vital, uma vez que o sangue tem um prazo limitado de armazenamento.
O desafio persiste durante o período de final de ano, férias e se estende até o carnaval, tornando essencial a colaboração dos doadores para manter os estoques abastecidos. A situação é especialmente crítica para os tipos sanguíneos RH negativo, mais raros na população, resultando em menos doações e dificuldades em manter os níveis adequados.
O apelo é direcionado, sobretudo, aos doadores conhecidos como RH negativo, solicitando que compareçam ao Hemocentro para realizar suas doações. Os requisitos para doação incluem ter entre 18 e 69 anos de idade, com a primeira doação realizada até os sessenta, estar em boa saúde, pesar mais de 50 quilos, sendo que homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três.
Vale ressaltar que uma única doação pode salvar até quatro vidas. A motivação para doar reside na vontade de ajudar o próximo, pois nunca se sabe quando alguém pode necessitar de uma doação. O processo é rápido, indolor e pode ser uma ação que faz a diferença na vida de alguém.
O Hemocentro está localizado em Maruipe, ao lado da Clínica em Vitória. Faça a diferença, salve vidas – sua doação é essencial.

Doação de sangue

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.Onde doar sangue:- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória.
Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h.-
Unidade de Coleta à Distância da Serra – Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 07 às 15h30.
Hemocentro de Linhares Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.-
Hemocentro Regional de Colatina Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.-
Hemocentro Regional de São MateusTel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Leia também