Saúde

Avaliação Neuropsicológica: Uma Ferramenta Essencial para Identificar Transtornos

Você sabia que a avaliação neuropsicológica pode identificar transtornos emocionais e mentais em pessoas de todas as idades? Este procedimento abrangente é realizado por um neuropsicólogo e conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar que inclui psicólogos, psiquiatras, nutrólogos e nutricionistas.

Caio Fontes, especialista em Neurociência e Comportamento Humano, explica que a avaliação neuropsicológica investiga as funções cognitivas e comportamentais do cérebro, avaliando fatores como raciocínio, aprendizagem, atenção, humor e memória. “É recomendada para pessoas cuja rotina é prejudicada devido a dificuldades no desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e emocionais. A partir da avaliação, nossa equipe pode chegar a um diagnóstico preciso e propor o tratamento mais adequado”, afirma.

A avaliação neuropsicológica pode identificar distúrbios emocionais e mentais como depressão, ansiedade, dislexia e hiperatividade. “Resumidamente, é uma ferramenta que permite ao profissional identificar, por meio de testes, se o funcionamento cerebral e emocional está normal”, detalha Caio Fontes.

Alguns sinais podem indicar a necessidade de realizar a avaliação neuropsicológica, tais como:

  • Perda de memória
  • Dificuldades de concentração
  • Alterações de humor
  • Problemas de resolução de problemas

“Nossa abordagem integrada garante que, após um tratamento adequado, baseado na avaliação, os reflexos positivos são diversos, incluindo melhorias nas relações interpessoais, aumento da autoconfiança e melhor manejo dos próprios sentimentos”, conclui Caio Fontes.

Caio Fontes acredita que a avaliação neuropsicológica é essencial para transformar a vida das pessoas, pois, graças a ela, o indivíduo pode entender o que de fato acontece dentro de sua mente. Este entendimento é o primeiro passo para um tratamento eficaz, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar emocional.

Leia também