Em um mundo dominado pelas telas, como entender e utilizar a linguagem e as técnicas do cinema para criar novos olhares e novos mundos? Escolas públicas e instituições sociais interessadas em levar turmas de alunos para uma vivência audiovisual no Cineclube Animazul podem se inscrever através do site cine.animazul.org.br/cineanimazul.
A programação das visitas inclui diferentes exercícios de introdução à linguagem audiovisual como a simulação de uma pequena cena de cinema. Durante a atividade, os alunos criam um esquete, seus personagens, diálogos e ações para, em seguida, se distribuírem entre as diferentes funções de um set de filmagem. A turma conta com um kit básico de realização audiovisual, como a câmera, microfone, tripé, luz e claquete, para colocar a mão na massa, inventar, debater e implementar ideias em conjunto.
Outro exercício leva os estudantes para uma viagem no tempo até os primórdios da invenção do cinema. A atividade se baseia na experimentação de brinquedos ópticos, dispositivos óptico-mecânicos capazes de criar a ilusão do movimento e de ajudar a compreender o princípio básico do cinema de animação. Dentre os experimentos estão o taumatrópio, o flipbook, o zootrópio horizontal e vertical, o fenactoscópio e praxinoscópio.
Para completar a experiência de interação entre o cinema e educação, os alunos assistem a uma sessão singular e diversificada composta por curtas-metragens produzidos no Espírito Santo e em outros estados brasileiros. A garotada curte os filmes, descobre curiosidades em torno das produções e ainda participa de um debate sobre as obras.
Como participar?
O Instituto Marlin Azul disponibilizará 70 sessões, sendo 50 sessões para escolas da rede municipal de ensino de Vitória e 20 para escolas da rede estadual de educação, na região metropolitana e no interior capixaba, e instituições sociais. As visitas acontecerão no decorrer do primeiro semestre de 2024, de terça à sexta-feira, no turno matutino, das 8 às 11 horas, e no turno vespertino, das 14 às 17 horas.
Cada turma inscrita mobilizará um grupo com até 35 alunos, acompanhados por responsáveis da escola ou da entidade participante. A seleção é por ordem de inscrição até o preenchimento das 70 vagas. Como contrapartida, a escola ou instituição social inscrita será responsável pelo transporte de ida e volta dos estudantes até o cineclube do Instituto Marlin Azul, situado em Jardim da Penha, Vitória (ES).
O Cine Animazul é uma realização do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Vitória, através do Projeto Cultural Rubem Braga, e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio dos recursos do Funcultura – Edital 015/2022 (Difusão Audiovisual no Espírito Santo).
O objetivo é aproximar os estudantes da linguagem do cinema de forma prática, lúdica e envolvente e contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade e da capacidade de interpretação e análise crítica dos participantes. A ideia ainda é desmistificar o processo de criação artística, despertar o interesse pelo audiovisual como forma de fruição, expressão e comunicação e estimular novos usos do audiovisual nas escolas.
O Instituto Marlin Azul
O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 24 anos de atividades, a instituição vem desenvolvendo, a partir de ações de formação, produção, difusão e inclusão audiovisuais, diversos projetos sociais, culturais, ambientais, de preservação e valorização da memória e das tradições populares, voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. Além do Cine Animazul, a entidade desenvolve os projetos Revelando os Brasis, Projeto Animação, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Griôs de Goiabeiras e Memória do Barro. Para conhecer, acesse institutomarlinazul.org.br.