Economia

Assevila reúne empresários e setor público para debater a reestruturação da orla e o desenvolvimento do turismo

Com o objetivo de impulsionar o turismo no município e estimular os vários setores da economia que compõem a cadeia turística, a Associação de Empresários de Vila Velha (Assevila) atua em várias frentes para estabelecer um diálogo entre o setor empresarial e o poder público, propondo soluções para desenvolvimento sustentável.

Neste ano, entre outras pautas, estão no centro das discussões do Conselho de Turismo e Economia Criativa da Assevila a reestruturação da orla de Vila Velha, atualmente em estudos pelo município, além da revitalização do Parque da Prainha, que já teve projeto apresentado pelo prefeito Arnaldinho Borgo.

Conselho Turismo

Na última quarta-feira, o Conselho de Turismo e Economia Criativa promoveu mais uma reunião para discutir iniciativas para o setor, com a presença do secretário de Cultura e Turismo de Vila Velha, Roberto Júnior. O encontro reuniu empresários do setor hoteleiro e outros segmentos da economia canela-verde, além de representante do Convento da Penha, importante impulsionador do turismo na cidade.

Na ocasião, os representantes da prefeitura apresentaram ao Conselho o Projeto Orla, uma metodologia de planejamento integrado que é desenvolvida a nível nacional e tem por objetivo dar origem a um plano de gestão, semelhante ao Plano Diretor Municipal (PDM), que será usado para disciplinar e dar diretrizes ao uso da orla de Vila Velha.

Fabio Henriques, secretário executivo, Roberto Junior e Túlio Fialho, presidente da Asssevila

“Este projeto tem por objetivo regulamentar o uso do espaço, dizer o que pode e o que não pode, englobando vias, calçadão, areia e mar. Ele é muito importante para as diretrizes do projeto da nova orla, sendo que Vila Velha pode ser o primeiro município do país a conflagrar esse projeto por inteiro”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Júnior.

O projeto, que já está em andamento, é composto por várias fases, sendo a próxima delas audiência pública com a comunidade. Segundo a prefeitura, a

reformulação da orla deve ser feita em etapas, incluindo investimentos em infraestrutura, calçadão e ciclovias, entre outros.

O secretário também apresentou ao Conselho de Turismo da Assevila um estudo baseado em pesquisa realizada com frequentadores da Festa da Penha que teve por objetivo identificar o perfil dos turistas que compareceram ao evento, possibilitando futuras ações para a tradicional celebração, como melhorias na infraestrutura de acolhimento.

O presidente da Assevila, Marco Túlio Ribeiro Fialho, destacou a importância do setor do turismo para o desenvolvimento do município. “Precisamos de projetos prioritários, pois o turismo é muito democrático, movimenta o comércio, restaurantes, transporte, vendedores e todos os serviços. Há projetos que quando saírem do papel vão encher hotéis na cidade”, disse Marco Túlio.

Sobre a Assevila – A Associação de Empresários de Vila Velha foi fundada em 2007. É uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, sem conotação ideológica ou partidária, que atua com total isenção. Em sua composição, possui seis conselhos temáticos para contribuir com o desenvolvimento sustentável do município, nas áreas de Turismo e Economia Criativa, Logística e Infraestrutura, Desenvolvimento, Leis, Educação e Assistência Social e Inovação e Tecnologia.

Leia também