Cidade Eventos

ArteSanto começa nesta terça com oficinas, produtos inéditos e entrada gratuita

A 13ª edição da ArteSanto começa hoje e com novidades: além de reunir mais de 600 artesãos de todo o Brasil, a feira oferece uma programação cultural ampliada com dez oficinas gratuitas que prometem abrir novas oportunidades para quem quer aprender ou se profissionalizar no mundo do artesanato. De enfeites de porta a marchetaria, passando por acessórios e tapeçaria, as atividades serão oferecidas por ordem de chegada e com vagas limitadas. A Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo acontece de 7 a 12 de outubro, na Praça do Papa, em Vitória, com entrada gratuita.
Com o tema “João Bananeira”, o personagem folclórico e símbolo da cultura de Cariacica, a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo vai transformar a Praça do Papa, em Vitória, em um verdadeiro universo criativo, com peças produzidas de Norte a Sul do país nos mais diferentes materiais, da cerâmica aos recicláveis. E para completar essa programação, o público ainda vai curtir apresentações de música, dança e, claro, a presença animada do folclórico João Bananeira.
De terça a sexta, os portões abrem das 16h às 22h. Já no fim de semana, dá para aproveitar ainda mais: sábado e domingo a programação começa às 10h e só termina às 22h. A edição deste ano prevê cerca de 30 mil pessoas circulando pela Praça do Papa. Ao menos 12 Estados já estão confirmados com seus produtos e artesãos. Entre eles: Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Sul, Sergipe, Amapá, Distrito Federal e, claro, Espírito Santo.
Com peças de arte que eternizam histórias de povos e culturas, o público poderá ir às compras e conhecer o que há de mais bonito e novo no universo dos tecidos, metais, pedras, cerâmica, produtos do mar, reciclados, sintéticos, papel, fibra natural, couro, congo, panela de Barro e produtos indígenas. Esses materiais dão vida a inúmeras produções de jóias, roupas, bolsas, móveis, decoração para casa, redes e vasos.
Segundo a organizadora da feira, Sonia Iamonde, a ArteSanto é uma oportunidade de celebrar o talento e a criatividade de cada artesão e aproximar o público da riqueza cultural do país. “Nosso objetivo é criar um espaço onde a tradição e a inovação se encontrem. Queremos que cada visitante sinta a energia do artesanato nacional, descubra técnicas e histórias únicas e saia inspirado a valorizar ainda mais o trabalho manual e a cultura de cada região”, explica.
A ArteSanto é realizada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social, correalizada pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com patrocinio da Cesan, Banestes e Sebrae e apoio Aderes e OCB. O apoio institucional é da Federação das Associações dos Artesãos do Espírito Santo. A colaboração é da Prefeitura de Vitória. E a organização é da Iamonde Design de Eventos.
Confira a programação completa
07/10 – Terça-feira
18h às 19h – Oficina: Enfeites para portas
–              Oficineira: Schaiana Alves Silveira
18h às 19h – Apresentação João  Bananeira
19h – Evento de abertura
19h30 – Passeio do robô humanoide e do cão
08/10 – Quarta-feira
17h às 17h30 – Roda de conversa sobre renda de bilro
–   Palestrante: Alexandra Maria
18h às 19h – Oficina: Artesanato na palha da carnaúba
–   Oficineira: Maria Graziela Oliveira
21h30 – Sorteio de premiação
09/10 – Quinta-feira
17h às 18h – Oficina: Princípios básicos da marchetaria
–   Oficineiro: Antonio Darkiewicz
18h às 19h – Oficina: Acessórios feitos com cápsula de café
–   Oficineira: Adriana Covolo
10/10 – Sexta-feira
17h às 18h – Oficina: Artesanato com resíduos de couro
–   Oficineira: Tatiana Maria
18h30 – Apresentação João  Bananeira
18h às 19h – Oficina: Mandala com flores de crochê e tapeçaria
–   Oficineira: Edilene Costa
18h às 19h – Apresentação cultural: Eden Show
11/10 – Sábado
12h30 às 13h30 – Apresentação cultural: Banda Jovem
14h30 às 15h30 – Apresentação cultural: Orquestra de Violões
17h às 18h – Oficina: Chaveiro de casaca
–   Oficineiro: Crisley
18h às 19h – Oficina: Acessórios de casca de sururu
–   Oficineira: Sara Mohamed
19h30 às 21h30 – Apresentação cultural: Mulheres Sambistas
12/10 – Domingo
16h30 às 17h30 –  Oficina: Luminárias em corda de sisal e crochê
–   Oficineira: Jailson Barbosa da Silva
16h30 às 17h30 – Apresentação cultural: Mágico Kioski

Leia também