Cultura

Arte e cultura marcam a 3ª Mostra de Teatro da Serra

Evento gratuito acontece até sábado, 5 de julho, no teatro da Estação Cidadania e Cultura de Novo Porto Canoa

Até sábado, 5 de julho, o palco da Estação Cidadania e Cultura de Novo Porto Canoa se transforma em ponto de encontro para a arte e a cultura com a 3ª Mostra de Teatro da Serra. O evento gratuito reúne 11 espetáculos em cinco dias, com sessões pela manhã, tarde e noite, e promete encantar públicos de todas as idades, de crianças a adultos.

Promovida pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), em parceria com a Estação Cidadania e Cultura e o Clube Capixaba, a Mostra celebra a diversidade de linguagens e temas teatrais. As peças têm classificação livre, infantil, infantojuvenil e 16 anos, com o objetivo de democratizar o acesso ao teatro e estimular a formação de novos públicos.

Para o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Anderson Madeira, a Mostra é um marco importante para o desenvolvimento cultural do município. “A Mostra de Teatro que já é tradição em nossa cidade é muito válida, uma vez que incentiva e desperta o desenvolvimento artístico e a criatividade de nossos jovens, formando e preparando cidadãos para o futuro”, destaca.

Os artistas que sobem ao palco são alunos do projeto de teatro da Estação Cidadania e Cultura de Novo Porto Canoa e grupos convidados de outras cidades. O intercâmbio entre os grupos é um dos destaques do evento, que também busca oferecer lazer, fortalecer laços comunitários e incentivar novos talentos.

Segundo o idealizador da Mostra, o pedagogo Wagner Billó, a iniciativa surgiu da necessidade de valorizar a arte teatral na Serra. “O teatro é importante para a comunidade, pois ajuda a fortalecer os laços sociais, promove a expressão cultural e incentiva a criatividade de todos, além de trazer reflexão sobre temas importantes, unir as pessoas em experiências compartilhadas e valorizar a cultura local e regional”, explica.

A expectativa é de reunir mais de 1.500 estudantes ao longo dos cinco dias. Estão programadas visitas de alunos dos projetos Rede Alsa, Rede Aica e Semente, além de estudantes de diversas unidades de ensino do município, como EMEF Ana Gomes, CMEI Helena Moreira, EMEF Elpídia Coimbra, CMEI Olinda Rosa, CMEI Edivaldo Lima e EMEF Dom Helder. Idosos da hospedagem Abraço Feliz, moradores do bairro Novo Porto Canoa e familiares dos alunos também são aguardados no público.

A coordenadora da Estação Cidadania e Cultura, Laudiceia Marques, reforça a proposta inclusiva da Mostra. “Esperamos que cada espetáculo toque o público de forma única — que provoque reflexões, risos, emoções e, principalmente, diálogo. Mais do que apresentações teatrais, a Mostra é também um espaço de construção de comunidade e escolas”, afirma.

A programação segue até sábado, com destaque para montagens como “Apuro de uma Doutora”, “Astronautas da Imaginação”, “João e Maria”, “Twinkle – o Musical” e o encerramento com “A Casaca Contadora de Histórias”, seguido da entrega de troféus aos grupos participantes.

Leia também