A tradição e a criatividade do fazer artesanal capixaba estarão em evidência na 3ª Feira de Cerâmica e Decoração do Espírito Santo, que será realizada de 31 de julho a 02 de agosto, no Centro de Celebrações da Primeira Igreja Batista de Vitória, em Jardim Camburi. Gratuito e aberto ao público, o evento reúne mais de 70 expositores e uma programação cultural diversa, promovendo a valorização da cerâmica e das expressões artísticas produzidas à mão no Espírito Santo.
Reconhecida como uma das mais relevantes vitrines da cerâmica artesanal no estado, a feira tem como objetivo aproximar os ceramistas da comunidade, ampliando o acesso à arte e fortalecendo o reconhecimento das técnicas tradicionais e contemporâneas. Nesta edição, uma homenagem especial será prestada ao coletivo das Paneleiras de Goiabeiras, símbolo máximo da cerâmica capixaba e Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reconhecido pelo IPHAN.
Com curadoria da artista e produtora Paoletti Avellar, a feira celebra a pluralidade dos saberes locais, oferecendo um ambiente rico em experiências sensoriais e visuais. Os visitantes poderão conhecer de perto o trabalho de ceramistas, artesãos da madeira, floristas e designers, além de degustar delícias nas áreas de alimentação com sabores das montanhas e gelatos artesanais.
Entre os destaques da programação está a apresentação virtual de Mark Lloyd, fundador da Skopelab e cofundador da Claraval – Sound Made Ceramics. A palestra, que será transmitida na sexta-feira (01/08), às 15h, explorará o universo da cerâmica moldada pela voz humana — um cruzamento entre arte, inovação e tecnologia.
Com atividades voltadas para crianças, jovens e adultos, a feira promoverá oficinas gratuitas de cerâmica nos dias 01 e 02 de agosto. As vivências são uma oportunidade única de contato direto com o barro e com os processos criativos dos artistas. As oficinas contarão com a orientação de nomes como Francisco Lorusso, Fátima Nader, Stella S., Bruno Salvador, Katy Jullie, entre outros.
Além das oficinas, haverá demonstrações ao vivo no torno de barro, proporcionando ao público a chance de observar de perto o nascimento de uma peça artesanal, desde a modelagem até a finalização. Nomes como Teresa Drago, Ozeias, Adriano Zamperlini e Acélio Rubens marcam presença na programação com apresentações práticas e co-criações.
A trilha sonora da feira ficará por conta de atrações musicais que prometem embalar os visitantes com apresentações intimistas e de qualidade. Estão confirmados os músicos Fábio do Carmo, com voz e violão, e Zero, no saxofone. Além disso, haverá sorteios diários durante toda a programação, ampliando ainda mais a interação entre público e expositores.
O evento é uma realização da Associação Comercial e Empresarial do Espírito Santo (Ace-ES), com apoio da Faciapes, do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Aderes, do Sebrae ES, da Associação de Ceramistas do Espírito Santo (Cerames) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).