Geral Tecnologia

App capixaba revela mais de 2 mil destinos turísticos no ES

App capixaba mapeia mais de 2 mil destinos e revela roteiros pouco explorados no Espírito Santo

Conhecer o Espírito Santo ficou mais fácil — e muito mais inteligente. Criado em Vitória, o aplicativo gratuito Vibes vem se consolidando como um guia digital de turismo e lazer ao mapear mais de 2 mil destinos e experiências em 95% dos municípios capixabas, conectando turistas e moradores a regiões que, até então, estavam fora dos roteiros tradicionais.

Com forte presença na Grande Vitória e na Região Serrana, a plataforma avança agora em uma nova etapa de expansão ao firmar parceria com o Sebrae/ES, ampliando o alcance do turismo regional e fortalecendo pequenos negócios ligados ao setor.

Na prática, o Vibes funciona como um guia digital inteligente, reunindo informações organizadas sobre destinos, experiências e serviços locais. A plataforma utiliza tecnologias de georreferenciamento e inteligência artificial própria para cruzar dados como fotos, descrições, avaliações públicas e preferências do usuário. O resultado são sugestões personalizadas, de acordo com o perfil e a localização de quem acessa, tornando o planejamento de passeios mais intuitivo e assertivo.

A proposta de ir além dos destinos mais conhecidos ganhou reforço com o lançamento de um portal colaborativo dentro do aplicativo, desenvolvido em parceria com o Sebrae/ES. A ferramenta permite que usuários sugiram novos locais para avaliação. Após análise, os destinos aprovados passam a integrar oficialmente a plataforma, ampliando a visibilidade de regiões menos exploradas e incentivando o turismo de proximidade em todas as regiões do Estado. O espaço também é dedicado a microempreendedores atendidos pelo Sebrae, fortalecendo a economia criativa e o desenvolvimento local.

Por meio do aplicativo, já é possível encontrar e contratar passeios bate-volta ou com estadia para destinos como São Mateus, Marataízes, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, João Neiva, Ibitirama, Colatina, Muqui, Conceição da Barra, Iúna e Pancas, além de diversas opções na Grande Vitória. Os valores partem de R$ 390, com experiências que envolvem turismo de natureza, gastronomia, cultura e vida noturna.

Os destinos são organizados em categorias que facilitam a navegação e ampliam as possibilidades de uso. Entre elas estão Turistando (pontos turísticos, roteiros e city tours), Gastronomia, Cultura, Social e vida noturna, Praias, Aventura, Família e Eventos, com informações atualizadas sobre shows, festivais, feiras e programações locais.

Além de orientar turistas, o Vibes também atua como uma vitrine digital para empreendedores do turismo, funcionando como um marketplace que permite a divulgação e a contratação direta de passeios e experiências. A proposta estimula a circulação de renda e o desenvolvimento econômico regional.
“O Vibes nasceu para facilitar o acesso ao turismo e ao lazer e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades para quem empreende no setor. A parceria com o Sebrae é estratégica para ampliar esse impacto, especialmente no Norte do Espírito Santo”, afirma Fernando Gregório, CEO do aplicativo.

Atualmente, o Vibes reúne mais de 6 mil destinos mapeados no Brasil, com presença em estados como Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Distrito Federal, além de atuação internacional em 10 países, entre eles Estados Unidos, França, Chile, Tailândia e Portugal. Somente no Espírito Santo, são mais de 2 mil destinos cadastrados.

Leia também