educação

Apenas 1% da população brasileira é fluente em inglês

Um estudo divulgado recentemente pelo British Council, organização internacional dedicada à educação e às relações culturais, mostrou que falta domínio da língua inglesa em terras brasileiras. O levantamento revelou que somente 5% da população brasileira tem conhecimentos básicos sobre inglês e apenas 1% é fluente. Graças a esses índices, o Brasil se destaca negativamente na edição de 2023 do Índice de Proficiência em Inglês da English Proficiency, que ranqueia as habilidades no idioma de 113 países e territórios. O país está na posição 70 e é classificado como proficiência baixa.

Segundo Danilo Miglio, cofundador e diretor Comercial da English Work, plataforma capixaba on-line de ensino de inglês, esse cenário afeta negativamente a economia e o desenvolvimento brasileiro, já que o inglês é considerado a língua dos negócios, da tecnologia, da ciência e de diversas outras áreas. Para o diretor, o baixo percentual de brasileiros que dominam a língua é justificado pelos altos custos dos tradicionais cursos de inglês no Brasil, com mensalidades, taxas de matrículas e material didático a cada módulo de aprendizagem. “Muitas empresas desejam explorar oportunidades internacionais e expandir os negócios no exterior para aumentar sua competitividade, mas esbarram na falta de profissionais bilíngues no mercado. Isso impacta seus faturamentos e resultados e, consequentemente, a economia como um todo”, afirma.

Foi, inclusive, pensando em democratizar o estudo do idioma que Danilo juntou-se a Ricardo Prado Moraes para criar o English Work, um curso de inglês 100% digital, com valor acessível e material didático gratuito. “Nosso intuito é democratizar o acesso para as pessoas que mais precisam se inserir, se recolocar ou ascender no mercado de trabalho para terem melhores condições de vida”, almeja o diretor.

Leia também