Miopia é um distúrbio visual cuja principal característica é a dificuldade de ver de longe. Em uma pessoa com visão normal, os raios de luz passam pela córnea, que é a primeira lente do olho, e quando chegam à outra lente, a retina, eles se juntam em um mesmo ponto para formar a imagem. Pessoas com miopia tem um globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar de longe. E aqui no ES, um tratamento inovador trazido pela oftalmologista capixaba Liliana Nóbrega promete ajudar os capixabas que tem o problema.
Um um aparelho inovador para tratamento da miopia já instalado no consultório da médica, faz medições objetivas a partir de um software que acompanha a miopia da criança de acordo com sua idade ou etnia, identificando quantos graus o paciente terá quando chegar aos 18, quando, tradicionalmente, ela para de crescer. Só há três aparelhos no Brasil, no momento.
“Por meio desta mensuração é possível fazer um diagnóstico mais preciso da sua progressão, acompanhar e interferir na evolução da miopia com mais rapidez e eficiência. Com a nova tecnologia, espera-se que as crianças possam receber um tratamento mais assertivo, preservando a saúde dos seus olhos. O moderno aparelho, além de monitorar o crescimento da miopia, gera relatórios com situação, progressão e orientações para os pais”, diz Liliana Nóbrega.
O exame, feito semestralmente, verifica se há aumento no diâmetro anteroposterior do olho. Caso haja, o tratamento é imediatamente iniciado, com o uso de lentes de óculos específicas, lentes de contato gelatinosas e colírios. Este tipo de exame tornou-se especialmente importante por conta do aumento considerável no número de pessoas com miopia, especialmente crianças. Esse crescimento tem sido atribuído, sobretudo, ao aumento do uso de telas como celulares, tabletes e videogames.
“Com o Myopia Master, ficamos mais informados sobre a doença do paciente e, imediatamente, conseguimos agir farmacologicamente e com lentes de contatos específicas para o controle da miopia e lentes de óculos também. A lente também evita o crescimento excessivo da esclera, que é o aumento da miopia e lentes de óculos. A criança pode começar a usar a lente de óculos e, com isso, reduzir até 70% a progressão da miopia”, afirma Liliana Nóbrega.
Mas a oftalmologista reforça que independente dos exames e do tratamento mais assertivo que o novo equipamento permite, é importante que os pacientes saibam que o controle da miopia também passa pela redução do uso de telas, por mais atividades ao sol e alternar visões de perto e longe.