Saúde

Analfabetismo bucal: cárie é mais frequente em crianças em idade pré-escolar

Você sabia que as crianças de três e quatro anos apresentam maior incidência de cárie na infância? É o que aponta pesquisa realizada em 2022 pela Faculdade de Saúde Pública (FSP). O estudo também revelou que a presença do dano dentário é mais comum em crianças que têm irmãos, e mostrou que o analfabetismo em saúde bucal tem relação direta com o quadro.

A dentista Catarina Riva explica que o Alfabetismo em Saúde Bucal (ASB) consiste no acesso, compreensão e aplicação da informação que a população têm para manter a saúde da boca. “Pessoas com níveis baixos de alfabetismo em saúde bucal costumam fazer menos uso de serviços preventivos, ter condições piores e até mesmo comportamentos mais insalubres”, afirma. A especialista esclarece que este fator leva à atitudes negativas dos pais durante as refeições dos filhos, com dieta rica em açúcares, que estão relacionados a ocorrência de cárie dentária nas crianças.

Catarina Riva alertou que o dano dentário tem impacto negativo na qualidade de vida, além de destacar que a severidade da doença associa-se ao incentivo que os pais oferecem aos filhos após uma refeição saudável. A especialista também deu orientações aos pais a respeito da prevenção de cárie nas crianças. “É importante que os pais fiquem atentos à alimentação dos filhos, porque uma alimentação saudável, com pouco açúcar e amido, ajuda a prevenir a placa que causa cáries”, finalizou.

Leia também