Comportamento

Amor-próprio não é egoísmo!

Fugir das frustrações, deixar o passado para trás, aceitar as escolhas. Não é fácil se motivar a seguir adiante, focar no presente. É isso que Beatriz Ribeiro recomenda no livro Sua maior riqueza é você. Nas páginas da obra autorreflexiva, o leitor é instigado a iniciar um mergulho na jornada da descoberta do amor-próprio. Ela provoca quem está lendo a reconhecer que a própria essência é, sim, o bem mais valioso de todos.

Por meio de uma narrativa entrelaçada com as próprias vivências, a autora explora as várias facetas desta complexa experiência humana. Desde o nascimento até a busca por um propósito, ela captura os elementos fundamentais que moldam e definem a existência de uma pessoa. Aspectos comuns como dor, felicidade, liberdade, fé, emoções, superação, sonhos e recomeços descrevem a complexidade da jornada humana neste mundo.

Este caminhar culmina no ato de reconhecer que cada um é responsável pela própria felicidade e deve encontrar seu lugar no mundo. A autora não apenas incentiva, mas desafia o leitor a se aventurar no caminho do autoaperfeiçoamento, mesmo quando os obstáculos parecem insuperáveis. E encoraja a abandonar o piloto automático e a despertar para os pequenos milagres diários.

Entenda que sua vida é um milagre. É mágica, divina e especial. Suas conquistas,
sonhos e realizações lhe pertencem como algo que forma sua história de superação
e vitórias. Como a mola que o impulsiona a entender seu valor e, consequentemente,
faz você entender e aprender que sua vida é o lugar mais precioso. É o melhor lugar do
mundo para você.
 (Sua maior riqueza é você, p. 43)

Sua maior riqueza é você é um lembrete de que a vida é como as marés, com altos e baixos, e que sempre há uma oportunidade de reescrever a própria história. Estes ensinamentos ajudam a compreender que a verdadeira essência da vida reside na força para recomeçar: ao transformar os obstáculos em um novo capítulo de crescimento e superação.

Leia também