Geral

Alunos registram fotos da Festa da Penha há 15 anos

Que a Festa da Penha é um patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo, todo capixaba sabe. E há 15 anos cada detalhe dessa manifestação popular de fé vem sendo captado pelas lentes de estudantes atentos e talentosos, através do projeto Procissão Fotográfica, coordenado pela professora Zanete Dadalto, do curso de Comunicação da Faesa.

“O projeto começou em 2007 e a cada ano, normalmente, são em torno de 40 universitários participantes, mas teve ano que já chegou a 100. Estimo que mais de 500 alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda já tenham participado da Procissão Fotográfica e realizaram a cobertura fotográfica da Festa da Penha”, diz Zanete.

Segundo ela, o projeto coloca em prática a teoria aprendida em sala de aula e capta a sutileza de um gesto à demonstração de fé de um povo; das diversas romarias à gratitude de milhares de fiéis. “Tudo registrado pelos olhares atentos e sensíveis de centenas de alunos, orientados a respeitarem os fiéis e fotografarem gestos e imagens no momento do acontecimento”, completa.

“As fotos dos alunos da professora Zanete constituem um arquivo importante de parte dos 453 anos da Festa da Penha. Formam um acervo não apenas para o evento, em si, mas para a história dos capixabas. Já foram usadas fotos do projeto em muitas divulgações da Festa da Penha, estamparam camisas oficiais, estúdio de transmissão do evento, ilustraram encartes na mídia, além de exposições realizadas. Isso ajuda a mostrar como são bonitas as homenagens à padroeira, como nosso povo tem fé e ainda contribuem para mostrar a identidade do capixaba”, diz o frei Djalmo Fuck, guardião do Convento.

Este ano serão ao todo 30 fotógrafos: 25 alunos e 5 alunos egressos, já formados, todos da área de Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade Propaganda. Além da professora Zanete, este ano a Procissão Fotográfica terá a colaboração de mais dos professores: Vitor Jubini e Fabiano Mazzini. “Todos iremos atuar como editores de fotografia, pautando e orientando os alunos e selecionando as fotografias”, destaca Zanete.

A Festa da Penha este ano acontece entre os dias 9 e 17 de abril, é realizada pela Comissão Organizadora da Festa da Penha – formada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos da Festa da Penha -, é correalizada pela Prefeitura de Vila Velha e tem apoio de patrocinadores, parceiros e voluntários.

*Confira as imagens da Procissão Fotográfica:*

https://we.tl/t-L0BcVKpYNh

Leia também