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Alunos do Estado participam do Harvard Model United Nations 2024

Dez alunos do Estado resolveram usar a semana final de suas férias para participar do mais importante modelo de simulação de relações internacionais do mundo: o Harvard Model United Nations 2024, realizado há 70 anos. O evento acontece em Boston, nos Estados Unidos, de 25 a 28 de janeiro de 2024, e simula uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo nesta edição a temática “Amplificando vozes não ouvidas”.

Os participantes do Espírito Santo são alunos dos 9os anos do Ensino Fundamental e das 1as, 2as e 3as séries do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci. São eles: Pedro Mazzi, Bernardo Vitório, Alice Silva, Sofia Côco, Maria Vitória Barbosa, Vincenzo Cola, Antonio Ramalho, Giulia Simões, Rafaela Rabinovitch e Pedro Sá Cavalcanti.

A escola capixaba marcará presença no Harvard Model United Nations pela quarta vez, integrando uma Grande Delegação, por ser um grupo com mais de nove membros, e podendo assim participar de todos os comitês: da Assembleia Geral, do Conselho Econômico e Social, dos Órgãos Regionais e das Agências Especializadas.

De acordo com a coordenadora de Programas Internacionais do Leonardo da Vinci, a professora Lorena Rassele Croce, que irá acompanhar o grupo juntamente com o também professor Joelmo Costa, a proposta é que os estudantes, que atuam como representantes dos 193 países membros da organização, usando inclusive trajes formais como ternos, gravatas, tailleurs e sapatos sociais, debatam de forma diplomática, inovadora e ambiciosa sobre a paz, a segurança e o progresso econômico e social internacionais, equilibrando interesses e usando o poder de forma responsável.

“Os fóruns são oportunidades de preparar os alunos para serem os futuros líderes que vão procurar resolver os desafios que o mundo já enfrenta ou ainda enfrentará, como guerras, pandemias, mudanças climáticas e dificuldade de governo. Para isso eles precisarão trabalhar juntos, ter capacidade de negociação, pensar criticamente e falar em público em inglês, tendo como pares colegas de diferentes origens, culturas e valores. Isso vai exigir deles colaboração, empatia, humildade e perseverança, ensinamentos de grande valor na educação dos cidadãos que buscamos formar”, opina Lorena.

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