A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou, na manhã desta terça-feira (1), uma solenidade para a entrega oficial de móveis e equipamentos a sete prefeituras do interior do Estado. A ação faz parte do processo de modernização e renovação da mobília da Casa, que passa por reformas. Os itens doados são usados, mas em bom estado, e foram destinados para ajudar a estruturar setores públicos municipais.
As prefeituras beneficiadas foram as de Alegre, Iúna, Anchieta, Domingos Martins, Mimoso do Sul, Boa Esperança e Conceição do Castelo. Durante a cerimônia, realizada na sede da Assembleia, representantes de todas essas cidades estiveram presentes ao lado do presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União).
Ao todo, foram entregues 12 mesas de trabalho, 11 gaveteiros, 24 cadeiras, 10 armários, 2 sofás, 30 microcomputadores, 8 monitores, uma mesa de reunião e um armário de aço. Segundo a Assembleia, as prefeituras poderão destinar o material para escolas, unidades de saúde, setores administrativos ou outras áreas de maior necessidade, contribuindo para a melhoria dos serviços públicos.
O presidente da Assembleia Legislativa destacou o caráter inédito da doação.
“Pela primeira vez na história a Assembleia Legislativa faz uma doação para os municípios, principalmente para aqueles que precisam desses equipamentos. Eu estou falando não só de mesa, cadeira, mas também de computadores que passaram por manutenção feita aqui na Casa. Com a aquisição de novos equipamentos, nós conseguimos doar esses para os municípios”, afirmou Marcelo Santos.
Os prefeitos das cidades contempladas agradeceram a iniciativa.
Léo Português, prefeito de Anchieta, destacou a importância dos itens recebidos:
“Gratidão é a palavra que nos resume no dia de hoje por estar aqui recebendo esses móveis e equipamentos da Assembleia Legislativa. Eles serão muito úteis para a nossa cidade.”
Romário Batista Vieira, prefeito de Iúna, também manifestou reconhecimento:
“Hoje aqui só é gratidão. Gratidão e agradecer ao deputado Marcelo Santos pela generosidade com o nosso município. Esses materiais serão de grande importância não só para nós, mas para todos os municípios que estão recebendo.”
A iniciativa é parte da política de modernização e otimização dos recursos públicos da Assembleia Legislativa, que, ao renovar sua mobília e equipamentos, decidiu destiná-los a municípios com menos recursos, evitando o desperdício e promovendo melhorias nos serviços locais.