Com o aumento da expectativa de vida e a consequente expansão da população idosa, Lívian Tononi, diretora da Azo Cuidados, empresa especializada em fornecer cuidadores profissionais, emite um alerta crucial. Tononi ressalta que é comum familiares sentirem a responsabilidade exclusiva de cuidar dos idosos, motivados por laços afetivos, gratidão e pressões sociais.
“É comum o familiar pensar que apenas ele deve cuidar. Além do laço afetivo, há a sensação de gratidão e cobrança social. Acredita-se que ele deve abrir mão e viver em função de quem precisa, mesmo quando não há condições físicas ou preparo para isso. O resultado dessa decisão muitas vezes é ruim, podendo culminar em estresse, esgotamento e até evolução para uma depressão”, explica Tononi.
A diretora enfatiza a importância de reconhecer os próprios limites e buscar ajuda profissional quando necessário. A Azo Cuidados se destaca na seleção de cuidadores treinados, proporcionando assistência de qualidade aos idosos, enquanto alivia a carga emocional dos familiares.
Este alerta reforça a necessidade de uma abordagem mais consciente sobre os desafios associados ao cuidado de idosos, destacando que contar com profissionais capacitados não apenas beneficia os idosos, mas também preserva o bem-estar dos familiares envolvidos.