A água e sua importância para a vida é o tema do Festival Manhágua, que será realizado nesta quarta-feira (05) na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta. Para facilitar o acesso do público aos filmes da mostra, a TVE vai exibir toda a programação do evento, dividida em duas sessões: no sábado (08) e no domingo (09), a partir das 14h30.
A transmissão da mostra é parte do compromisso da emissora de valorização do audiovisual, trazendo trabalhos que ficam fora dos grandes circuitos de exibição. Dessa vez, a iniciativa passa também pelo compromisso com o meio ambiente. A mostra reúne títulos de vários estados brasileiros.
O nome “Manhágua” é uma junção poética das palavras “mãe” e “água”, conectando o espectador à ancestralidade e aos povos latino-americanos. Criado em 2022, o festival busca promover a sensibilização sobre a preservação das águas para a conservação da vida na Terra e colocar em foco a importância dos rios para a sociedade.
São no total 9 trabalhos, entre ficções, documentários, videoartes e animações. Os filmes também podem ser vistos no site do evento (www.manhagua.com.br), até 20 de novembro, onde a plateia vai poder votar no seu filme preferido. O mais votado levará o troféu ‘Voz do Rio’, elaborado especialmente para o Festival.
Haverá exibições dos filmes também em escolas públicas de Vargem Alta, nesta quarta-feira (05) e no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, na próxima segunda-feira (10) e terça-feira (11).
Transmissão de curtas-metragens do festival Manhágua na TVE
Sábado e domingo (8 e 9), no canal 2.1 da TV aberta, a partir das 14h30.
Sábado:
“A linguagem do meu amor é uma linguagem oceânica: Carta aberta para minha filha”
“Abandonar a Travessia”
“Amaná”
“Reflexos”
“O Sonho de Anu”
Domingo:
“Maré Grande”
“Marés da Noite”
“O Despertar de Aiyra”
“Safira, o Mar e a Vida”