Geral

Agosto Lilás: mês será de ações de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher

O Agosto Lilás, como a campanha é nacionalmente conhecida, marca a data de criação da Lei Maria da Penha, sancionada no dia 7 de agosto 2006.

O mês de agosto é de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e, por isso, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom) promove uma série de eventos para conscientizar a sociedade a respeito do tema.

O Agosto Lilás, como a campanha é nacionalmente conhecida, marca a data de criação da Lei Maria da Penha, sancionada no dia 7 de agosto 2006.

Na Serra, serão realizadas diversas atividades, como blitz educativa, palestras, lançamento de um teste virtual sobre violência e inauguração do novo  Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstico (CRAMVS). O prédio da Prefeitura também será iluminado na cor lilás.

“O Agosto Lilás é um momento de conscientização na busca pela superação do problema da violência de gênero. Aqui na Serra, além das ações de cunho educativo, iremos realizar entregas para a sociedade, como a inauguração do novo CRAMVS, a aula inaugural do mestrado para mulheres e o teste virtual ‘Conta comigo! Você não está Sozinha!’”, detalha a secretária de Políticas Públicas para Mulheres Lilian Mota.

A programação começa na próxima terça-feira (1º), no Terminal de Laranjeiras, com o lançamento do teste virtual “Conta comigo! Você não está Sozinha”, no qual, a partir das respostas, será possível saber se a mulher está em um relacionamento abusivo, recebendo as orientações de onde procurar ajuda.

“O teste é composto por um formulário on-line que além de indicar se a mulher está em um relacionamento abusivo, mostra onde ela pode obter ajuda e ainda gera informações para a Prefeitura usar nas políticas de enfrentamento à violência de gênero. O teste garante o anonimato de quem participa”, explica a secretária Lilian Mota.

Agosto Lilás Programação

teve inicio nesta Terça-feira (1º)
Abordagem e lançamento do teste virtual “Conta comigo! Você não está Sozinha”, no Terminal de Laranjeiras
Horários: das 7 às 9 horas e das 12  às 13h30

No Dia 7
Blitz educativa e panfletagem em Laranjeiras, no cruzamento em frente ao Terminal de Laranjeiras
Horário: 8 horas

Dia 14
Aula Inaugural de Curso de Mestrado em Computação no Ifes, Campus Serra
Horário: 19 horas

Dias 17 e 18
Conta Comigo – mutirão de serviços para as mulheres no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras
Horário: das 10 às 17 horas

Dia 25
Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, no auditório do Centro Municipal da Juventude (cmj) de- Boa Vista (antigo CAI)
Horário: das 8h30 às 17 horas

Dia 31
Caminhada Agosto Lilás, em Serra Sede
Inauguração do CRAMVS, em Serra Sede

Como denunciar

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas. As manifestações também são recebidas por e-mail, no endereço ligue180@spm.gov.br.

Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado. O autor da denúncia pode ser ainda o Ministério Público. Após mudanças recentes na Lei, a investigação não pode mais ser interrompida, ainda que a vítima desista da ação.

Casos de ameaça também podem ser denunciados

Dados do Ligue 180 mostram que, além da física, a violência psicológica é uma das mais frequentes. Mesmo quando não há a agressão propriamente dita, as ameaças já caracterizam crime. Também nesses casos, as mulheres podem procurar o atendimento telefônico para realizar as denúncias ou buscar informações acerca dos seus direitos e da legislação aplicável.

Leia também