Agosto é o mês de conscientização no combate à violência contra a mulher. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que neste dia 7 de agosto completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Atrelado a data diversas ações ocorrem para mostrar à sociedade que as mulheres merecem respeito. E para proteger as mulheres vítimas de violência de gênero, algumas ferramentas são importantes, como as medidas protetivas.
Uma ação que acontece entre os dias 7 e 9 de gosto é a Feira de Mulheres Empreendedoras, tradicional espaço de venda de produtos artesanais, alimentos, vestuário, acessórios, decoração, perfumaria e estética na Casa do Cidadão, estará ainda mais colorida neste mês. Ela integra a Campanha do Agosto Lilás.
Nesta edição, são esperadas 30 expositoras no “varandão”. Mais do que oportunidades de negócios, as feiras empreendedoras são uma estratégia da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) para apresentar os resultados das políticas de empoderamento de mulheres em situação de violência e de conquista da autonomia financeira delas.
Qualificação Profissional, encaminhamento para emprego (Sine), mediação de conflitos familiares (Vitória + Humana) e atendimento às vítimas de violência doméstica (Cramsv) estão entre as políticas voltadas para a mulher disponíveis na Casa do Cidadão.