A Avenida Central, Parque Residencial Laranjeiras foi pintada de lilás em uma blitz educativa em alusão aos 17 anos da sanção da Lei Maria da Penha. Cartazes e panfletos foram distribuídos para quem passou por lá! O material distribuído contém um QR code que dá acesso ao questionário, no qual a mulher, ao responder a uma série de perguntas, identifica se vive um relacionamento abusivo. A ferramenta está disponível por meio do link https://tinyurl.com/jyu39bd5. O QR code está impresso em cartazes distribuídos em ônibus, escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos.
A ação visa o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento a violência doméstica, muitas vezes cometida e silenciada por falta de informação. Como o caso de uma dona de casa, que recebeu o panfleto e disse que passa por uma situação de violência. Ela já registrou um boletim de ocorrência numa delegacia mas, informou desconhecer os serviços ofertados pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura da Serra.
“Vou ler com calma e vou procurar essa ajuda. Tudo é bem-vindo para quem sofre violência”, declarou.
A mulher em situação de violência pode procurar a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), localizada na Rua Major Pissarra, 12, Serra Sede. O funcionamento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Informações: (27) 3328-7500 ou pelo WhatsApp (27) 99836-2909.
A Secretaria oferece atendimento psicossocial, com profissionais preparados para o acolhimento.
De janeiro a julho deste ano, foram 156 atendimentos no Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Além disso, 521 mulheres estão com medida protetiva de urgência e 756 fizeram boletim de ocorrência registrando denúncias de violência.