Saúde

Agosto Branco destaca perigo silencioso do câncer pulmonar

A campanha Agosto Branco busca aumentar a conscientização sobre o câncer de pulmão, uma das doenças oncológicas mais letais e com índices preocupantes no Brasil. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o país deve registrar mais de 32 mil novos casos anuais de câncer de traqueia, brônquios e pulmão entre 2023 e 2025 — sendo 18.020 em homens e 14.540 em mulheres.

Para a pneumologista e especialista em medicina do sono, Dra. Jéssica Polese, o câncer de pulmão é uma doença muitas vezes silenciosa e agressiva. “É uma das formas mais comuns de câncer em todo o mundo e está fortemente associada ao tabagismo. Mas o que muita gente não sabe é que ele também pode afetar pessoas que nunca fumaram, como já demonstram diversos estudos, incluindo aqueles que evidenciam o impacto da poluição do ar na saúde pulmonar”, explica.

Os sintomas iniciais da doença incluem tosse persistente, escarro com sangue, dor no tórax, rouquidão, perda de peso e apetite. “Em fumantes, a tosse fora do habitual, infecções respiratórias recorrentes como pneumonia e fadiga frequente são sinais de alerta que merecem atenção”, reforça a médica.

Outro fator preocupante destacado pela especialista é o aumento do consumo de cigarros eletrônicos no Brasil. “Estamos vendo o surgimento precoce de doenças respiratórias relacionadas a esses produtos, que podem se agravar num futuro próximo”, alerta Dra. Jéssica.

A campanha Agosto Branco reforça a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e da redução dos fatores de risco para o câncer de pulmão, incentivando a população a buscar avaliação médica diante de qualquer sintoma suspeito.

Leia também