Geral

Ações para capacitar mulheres para o mercado de trabalho 

Com o Programa + Elas, desenvolvido pelo Sesi e Senai, mulheres fazem cursos gratuitos que as preparam para entrar no mercado de trabalho e conquistar independência financeira

Transformar vidas por meio da qualificação profissional. Uma atitude que devolve a autoestima, traz conhecimento e impulsiona a independência financeira. É isso que a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Sesi ES e Senai ES, vai estimular com o Programa + Elas: Empreender e Aprender, capacitando mulheres acima de 20 anos, em situação de vulnerabilidade social, chefes de família e mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência doméstica.

“Acredito muito no potencial da mulher, mas nem sempre ela tem a oportunidade de crescer. Esse é mais um projeto que reforça a importância do papel da mulher na sociedade, promove a sua independência financeira e busca inseri-la no mercado de trabalho. Queremos estimular a formação de mão de obra entre as mulheres”, ressalta a presidente da Findes, Cris Samorini.

Os cursos, nas áreas de Confecção e Panificação, serão realizados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Cariacica e São Mateus, e atenderão cerca de 240 mulheres. As aulas já iniciaram em algumas unidades, mas ainda há vagas. Tem interesse? Se inscreva agora!

Saiba mais sobre as turmas disponíveis:

– Senai São Mateus – Técnicas de Costura Industrial do Vestuário – Turno Vespertino

– Senai Vila Velha – Noções de Confeitaria – Turno Matutino

– Senai Vila Velha – Noções de Padeiro – Turno Noturno

– Senai Vila Velha – Técnicas de Cozinha Industrial – Turno Vespertino

– Guarapari – Noções de Costura Industrial Moda Praia – Turno Vespertino

 

“O projeto, que surgiu por meio de um convênio com o Ministério da Mulher, traz trilhas de capacitação conceituadas como caminhos alternativos e flexíveis para o desenvolvimento pessoal e profissional, com a finalidade de desenvolver mulheres e prepará-las para o mercado, seja para empreender ou para atuar na indústria capixaba”, explicou a gerente do Senai Profissional, Aline Fernandes.

 

Metodologia do programa

A proposta de capacitação visa uma formação integrada por meio de trilha de desenvolvimento, com itinerário programado, contendo acolhida inicial, levantamento de expectativas e possibilidades, sessões de sensibilização e acompanhamento psicossocial em grupo e/ou individual, progressivamente sendo inseridos os cursos de capacitação profissional, de preparação para o mercado de trabalho e apoio pedagógico (reforço escolar).

 

Conheça outras iniciativas da Findes exclusivas para mulheres:

 

Senai Tech pras Manas

O programa oferece qualificação gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos, no curso de Programação Web. As aulas acontecem nas unidades do Senai: Vitória, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.

 

Escola de Eletricistas para Mulheres

Projeto pioneiro no Espírito Santo entre o Senai e a EDP de qualificação e capacitação de mulheres como eletricistas de redes de distribuição. 

 

Elas na Siderurgia

Programa em parceria com a ArcelorMittal Brasil com objetivo de aumentar a diversidade de gênero dentro da empresa com capacitação em processos de siderurgia, desenvolvimento humano e uma formação específica para a atuação na linha de frente na indústria. 

 

Aprendizagem Industrial para Meninas

O curso, com duração de dois anos (2022 a 2024), é uma parceria com a Imetame. Ao todo, 42 meninas participam do programa de aprendizagem em Caldeiraria (21 aprendizes) e de Soldadora nos Processos Eletrodo Revestido e TIG (21 aprendizes) no Senai de Aracruz. 

 

Encoraja Elas

O programa foi realizado com o apoio do Governo do Estado, por meio da Delegacia da Mulher, e do Ministério Público do ES (MPES). Teve como parceiros as Prefeituras de Cariacica, Linhares e Serra, a Câmara de Vereadores de Linhares, e empresas como Sicoob, Brametal, Weg e Grupo Brinox. O objetivo foi atender mulheres em situação de vulnerabilidade social com acompanhamento psicológico e qualificação profissional. 

 

Empodera Elas

Parceria com a empresa Gerdau para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social, reintegrá-las no mercado de trabalho e colaborar para que elas busquem a qualificação profissional. 

 

Indústria Delas, Para Elas e Com Elas

O IEL-ES lançou, em outubro de 2022, uma campanha para incentivar a presença feminina no Setor Industrial. Todas as mulheres aprovadas no Banco de Talentos tiveram acesso à trilha de desenvolvimento profissional com diversos cursos 100% gratuitos. 

 

Elas na indústria

Programa do IEL-ES em parceria com a Prysmian Group que incentiva a representatividade feminina no ambiente industrial, oportunizando vagas de empregos exclusivas para mulheres. 

 

Findes e Sesp

Convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) para oferecer capacitação gratuita para mulheres que sofrem com a violência doméstica. 

 

Programa Mulheres na Liderança – IEL-ES

O IEL-ES começou a oferecer, neste mês de maio, o Programa Mulheres na Liderança, que tem como um dos seus objetivos promover o desenvolvimento pessoal e de competências de mulheres que ocupam cargos de média gestão. O curso é dividido em três eixos temáticos: liderança inclusiva, competências comportamentais e autoconhecimento e protagonismo. 

Leia também