Geral Política

Abril Verde

Vitória inaugura o Centro Municipal de Saúde do Trabalhador

Secretária Joanna De Jaegher destaca a importância do serviço

No primeiro dia útil do mês de abril, mês de  conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho, conhecido como Abril Verde, o município de Vitória recebe mais um reforço na Saúde com a inauguração do Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador (Cerest Vitória).

O serviço foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (03), e contou com a presença da secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher; do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo, Estanislau Tallon Bozi; da Promotora de Justiça titular da Saúde de Vitória e Dirigente do centro de Apoio de Implementação das políticas de Saúde do Ministério Público, Inês Thomé Poldi Taddei; da Coordenadora do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Liliane Graça Santana; subsecretárias de Saúde, Magda Lamborghini e Fabrícia Forza; gerente de Vigilância em Saúde, Geane Sobral; Roberta Poldi, coordenadora do Cerest; Janine Milbratz Fiorot, Vice-procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho e demais autoridades e servidores da Semus.

A secretária Joanna De Jaegher, destacou a importância do Centro para o município. “Essa é uma conquista de toda a equipe que, há  mais de 10 anos, vem lutando para que o município de Vitória implementasse um Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador. E hoje estamos aqui, realizando mais essa entrega para a população do nosso município. O Cerest Vitória vai proporcionar ações que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador, por meio da prevenção, vigilância e assistência.”, frisou.

Cerest tem atuação voltada para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde pública, como os agravos e doenças relacionadas ao trabalho.

 “Quero parabenizar a sensibilidade e apoio da gestora da saúde, a secretária Joanna. Se esse não é o mais importante evento é um dos mais importantes da Saúde que estou participando, pois estamos falando de vigilância em saúde. Nós sabemos que sem a vigilância em saúde do trabalhador nós não avançamos na saúde pública. Vitória já estava bem avançada com o serviço que vinha desenvolvendo. Agora, com a inauguração do Cerest, totalmente voltado para a saúde do trabalhador, não temos dúvida que é um avanço muito grande para a população do município de Vitória”, falou a promotora de Justiça titular da Saúde de Vitória e Dirigente do Centro de Apoio de Implementação das Políticas de Saúde do Ministério Público, Inês Thomé Poldi Taddei.

O serviço contará com equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, técnico de segurança do trabalho, psicólogo e assistente social.

“Esse momento significa muito. Não tenho receio de errar ao dizer que representa um projeto coletivo, sonhado e executado por muitos. Aliás, como é e deve ser a marca da Política de Atenção à Saúde do Trabalhador. Vejo nos olhares aqui presentes que cada um também se sente parte. Há um pedacinho de DNA de cada um que apostou junto, que se solidarizou em todos os momentos, incluindo nos momentos de dificuldades e obstáculos. O Cerest nasce e inicia oficialmente o seu funcionamento com o desafio de qualificar cada vez mais o atendimento e o serviço prestado à população trabalhadora de todos os setores da economia em nosso município. É essencial que continuemos trabalhando juntos com compromisso e dedicação para melhorar continuamente a saúde e o bem-estar da população trabalhadora de Vitória”, disse, emocionada, Roberta Poldi, coordenadora do Cerest Vitória.

O funcionamento será de segunda a sexta, das 7h às 17h, no térreo do Centro Municipal de Especialidades, localizado na Avenida Dário Lourenço de Souza, 120.

Cerest – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) é um ponto estratégico da Rede de Atenção à Saúde, voltado para o desenvolvimento de ações de vigilância e atenção à saúde do Trabalhador no âmbito de sua área de abrangência.

Assim, o Cerest Vitória nasce com a perspectiva de atuar como um suporte técnico para a Rede de Atenção à Saúde do município, contribuindo para a compreensão do trabalho como um importante determinante do processo saúde-doença e auxiliando na produção de linha de cuidado em saúde de trabalhadores e trabalhadoras que sejam acometidos por algum agravo ou adoecimento relacionado ao trabalho (suspeito ou confirmado).

– Atendimento especializado (referenciado) em saúde do trabalhador e estabelecimento de relação de nexo causal entre o agravo ou doença e o trabalho e orientação de direitos previdenciários e trabalhistas;

– Matriciamento em saúde do trabalhador para a RAS: discussão de casos; realização de atendimentos compartilhados e contribuição na elaboração de projetos terapêuticos singulares;

– Ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho, identificando condições de riscos à saúde dos trabalhadores propondo a adoção de medidas e estratégias que sejam protetivas aos trabalhadores e preventivas;

– Inspeções em ambientes de trabalho a pedido do MP, do MPT e da VISA e Vigilância epidemiológica (Ex: investigação de surto);

– Atendimento de denúncias (156) sobre condições de riscos à saúde dos trabalhadores;

– Ações educativas e formativas na temática de saúde do trabalhador;

– Produção de informação em saúde do trabalhador, a partir do monitoramento dos casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho notificados no município;

– Produção de relatórios, notas e orientações técnicas, bem como elaboração de pareceres e análises que subsidiem as ações de promoção em saúde do trabalhador.

O que o Cerest não faz?

– atendimento de emergência;

– exames admissionais e demissionais;

– exames periódicos;

– exame de mudança de riscos ocupacionais;

– Laudos de insalubridade e periculosidade.

Como ser atendido pelo Cerest?

Por meio de encaminhamento, realizado pela Unidade de Saúde de referência do território onde reside o trabalhador, ou por Unidades de Prontos Atendimentos municipais, via Central de Regulação, quando houver suspeita ou confirmação de doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho.

Como realizar denúncias e solicitar ações de vigilância?

Por meio do telefone 156 ou pelo sistema de informação ao cidadão (156 on-line) no site https://www.vitoria.es.gov.br/prefeitura/156-online.

Para mais informações, o contato deve ser feito pelo telefone 3132-2113 ou por email: cerest.vitoria@vitoria.es.gov.br.

Leia também