Na manhã desta terça-feira (04), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mestre Álvaro, localizada no município da Serra, foi o palco da abertura simbólica do ano letivo de 2025. A cerimônia, que reuniu autoridades e membros da comunidade escolar, marcou um momento significativo para a educação capixaba, com a celebração dos avanços na infraestrutura das escolas estaduais e a divulgação de novos programas educacionais para os estudantes do Espírito Santo.
O evento teve como destaque a reinauguração da EEEFM Mestre Álvaro, que passou por uma reforma e ampliação significativas, além da entrega de obras de revitalização de outras escolas estaduais. Aproximadamente 190 mil alunos da Rede Estadual de Ensino retornam às aulas neste início de ano, nas mais de 400 escolas espalhadas pelo Estado.
O governador Renato Casagrande, presente na cerimônia, destacou a importância das reformas para a motivação dos alunos. “Escolhemos a Escola Mestre Álvaro para fazer a abertura do ano letivo, pois estamos reinaugurando e a escola ficou linda. Quando vim aqui em 2021, a escola estava precisando de uma reforma. Agora, ela está maravilhosa! Sabemos que a estrutura não é tudo, mas uma escola nova com tecnologia, ar-condicionado e laboratórios incentiva os alunos a estudar mais. A educação é o caminho mais curto para oportunidades e redução das desigualdades”, afirmou.
O vice-governador Ricardo Ferraço, também secretário de Estado de Desenvolvimento, ressaltou os avanços conquistados pela educação pública no Espírito Santo. “Começamos o ano letivo com o compromisso de seguir evoluindo e investindo na educação pública capixaba. Temos escolas novas, melhor estrutura e mais oportunidades de aprendizado. Em 2024, o Espírito Santo conquistou medalha de ouro no Ideb, fruto do trabalho dos educadores e da infraestrutura da rede”, enfatizou.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, falou sobre o impacto das reformas na transformação da educação. “Ao entregar esta obra, estamos garantindo que as pessoas acreditem em seus sonhos. Estamos mostrando que é possível realizar sonhos e oferecer uma educação de qualidade”, declarou.
A ampliação da oferta de educação em tempo integral é uma das principais inovações para o ano letivo de 2025. Com a inclusão de mais 30 escolas no modelo de tempo integral, agora são 214 unidades no Estado com uma carga horária ampliada. Esse modelo visa não apenas melhorar o aprendizado, mas também proporcionar um desenvolvimento mais completo para os estudantes.
Outro destaque é o programa Escola do Futuro, que visa incentivar o uso de tecnologias educacionais nas escolas. Em 2025, 35 novas unidades serão certificadas, elevando para 50 o número de Escolas do Futuro, que agora abrangem a Região Metropolitana da Grande Vitória e outras localidades do interior do Estado.
Além disso, os Centros Estaduais de Idiomas contarão com a criação de seis novas unidades, totalizando 29 no Espírito Santo, e o Programa de Intercâmbio Estudantil terá um aumento de 180 vagas, ampliando para 350 o número de oportunidades para os alunos, com novos destinos internacionais como Inglaterra, Irlanda e Argentina.
Os alunos da Rede Estadual também terão mais acesso a cursos técnicos profissionalizantes, com 34 mil vagas no Ensino Médio Integrado e mais de 4 mil vagas em cursos técnicos concomitantes. Além disso, mais de 2 mil vagas no Programa Pré-Enem estarão disponíveis para os estudantes que se preparam para o exame nacional.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também traz novidades, com a oferta de cursos técnicos na modalidade EJA Profissional, como Assistente de Logística, Cuidador de Idosos, e Assistente Administrativo, entre outros, que proporcionam aos alunos a qualificação profissional enquanto concluem o Ensino Médio.
As reformas realizadas nas escolas estaduais demonstram o compromisso do governo com a melhoria da infraestrutura educacional. A EEEFM Mestre Álvaro, que recebeu investimentos superiores a R$ 11 milhões, agora conta com 16 salas de aula, laboratórios de física, química e informática, auditório, quadra, biblioteca, entre outros espaços que contribuem para um ambiente mais moderno e acolhedor.
“O que estamos fazendo ao entregar esta obra é garantir à comunidade escolar que é possível realizar sonhos e transformar a educação. O que vemos hoje é uma escola transformada, oferecendo educação de qualidade para todos”, afirmou José Eustáquio de Freitas, diretor geral do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
Na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, em Vitória, a reforma incluiu a substituição da cobertura dos laboratórios, a pintura e execução de melhorias nos banheiros, além da revitalização da estrutura e da quadra coberta.
Foto: Hélio Filho/Secom