Geral Saúde

A importância da saúde bucal para idosos

Com o avanço da idade, o cuidado com a saúde é cada vez mais importante devido ao surgimento de doenças crônicas e a fragilidade de quem vai envelhecendo. No Dia dos Avós, celebrado n o próximo dia 26 de julho, a Cirurgiã-Dentista, Mestre em Implantodontia, Especialista em Periodontia e Diretora Clínica do IOS – Instituto Odontológico, Dra. Marlei Bonella, alerta para que os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados e que às vezes são deixados de lado.

De acordo com a Cirurgiã-Dentista, é comum vermos nos consultórios idosos com problemas dentários que poderiam ter sido resolvidos com um acompanhamento periódico. “Quando o paciente idoso chega aqui a maioria dos casos são para implantes, pessoas já sem dentes, que perderam a alegria do convívio social e, até mesmo, o ânimo para se alimentar, devido à negligência em não procurar um tratamento dentário antes”, afirma a médica.

Com o avanço da idade, diversos quadros podem aparecer como diminuição da saliva (xerostomia), cáries de raiz, desajustes de próteses, doença periodontal, perda de dentes, entre outros. “E isto exige cuidados, o nosso alerta é que uma infecção na boca pode se estender para o organismo, e nos casos dos idosos causar doenças como pneumonia, por exemplo, então é preciso o cuidado para não haver complicações”, diz Marlei.

Além das infecções, Marlei conta que quando o idoso passa por alguma dificuldade na mastigação, é comum a perda de apetite, a dificuldade para respirar, além de irritação, desânimo, isolamento e insônia que agravam a saúde no geral.

“A realização periódica de check-up odontológico é imprescindível e precisa se tornar hábito para preservar a saúde do organismo”, pontua Marlei.

Leia também