Agricultura Geral

Guaçuí e Jerônimo Monteiro recebem 68 mil mudas agrícolas

Produtores de Guaçuí e Jerônimo Monteiro receberão, na segunda-feira (23), 68 mil mudas de café, cacau e banana pelo projeto Arranjos Produtivos, da Assembleia Legislativa, que busca fortalecer a agricultura familiar e diversificar as culturas no Espírito Santo.

Guaçuí e Jerônimo Monteiro recebem entrega de 68 mil mudas na próxima segunda-feira

Produtores rurais de Jerônimo Monteiro e Guaçuí serão beneficiados, na próxima segunda-feira (23), com a entrega de 68 mil mudas de café, cacau e banana por meio do projeto Arranjos Produtivos, desenvolvido pela Assembleia Legislativa. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, incentivar a diversificação de culturas e promover o desenvolvimento sustentável no meio rural capixaba.

Em Jerônimo Monteiro, a entrega acontece às 9 horas, no Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Florestas, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável (Nedtec), da Universidade Federal do Espírito Santo. No município, serão distribuídas 50 mil mudas de café conilon para 48 produtores e 2 mil mudas de cacau destinadas a quatro agricultores. Esta será a primeira vez que Jerônimo Monteiro recebe mudas de cacau pelo projeto. Somando as etapas anteriores, o município já contabiliza 161 mil mudas de café entregues, além de 700 mudas de goiaba distribuídas a três produtores em ações anteriores.

Já em Guaçuí, a entrega será realizada a partir das 13 horas, na Secretaria Municipal de Agricultura. Serão distribuídas 8 mil mudas de café arábica para 45 produtores, elevando para 110 mil o total de mudas de café já entregues no município. O projeto também inicia, na cidade, a distribuição de 8 mil mudas de banana, beneficiando 19 produtores. Em etapas anteriores, nove agricultores receberam 2 mil mudas de maracujá, que resultaram em uma produção de quase três toneladas da fruta.

O projeto Arranjos Produtivos é coordenado pela Secretaria da Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa, em parceria com o governo do Estado e com o apoio das prefeituras. Em seu terceiro ciclo, a iniciativa amplia o foco para os créditos de carbono, alinhando produção agrícola e sustentabilidade ambiental.

Inicialmente implantado em 20 municípios, o projeto já alcança 35 cidades do Espírito Santo. Além da distribuição de mudas e insumos, os agricultores participantes recebem orientação técnica, contribuindo para o aumento da produtividade, geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar no estado.

Leia também