Sem categoria

Projeto de bordado abre 100 vagas gratuitas para mulheres na Serra e em Cariacica

Inscrições abertas para projeto gratuito de bordado oferece formação e auxílio financeiro a mulheres na Serra e em Cariacica

Uma nova oportunidade de qualificação profissional e geração de renda começa a ganhar forma no Espírito Santo. Estão abertas as inscrições para o projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil: Mãos que Transformam”, iniciativa cultural que vai oferecer formação gratuita em bordado em pedrarias para 100 mulheres, a partir dos 16 anos, moradoras dos municípios de Serra e Cariacica.

Com patrocínio do Instituto Aegea, o projeto disponibiliza 50 vagas em cada cidade e prevê, além da capacitação profissional, a entrega de kits completos de bordado e um auxílio financeiro de R$ 350 para as participantes que concluírem a formação.

Fernanda Nadal é designer e artista têxtil

Os cursos serão ministrados pela designer e artista têxtil Fernanda Nadal, referência nacional e internacional em bordado em pedrarias. As aulas acontecem entre os dias 6 e 13 de março, com carga horária total de 25 horas por turma, e incluem uma exposição final aberta à comunidade, onde os trabalhos produzidos pelas alunas serão apresentados ao público.

Em Cariacica, será ofertado o módulo 1 do curso, voltado a iniciantes. Já na Serra, além do módulo 1, haverá também o módulo 2, direcionado a mulheres que participaram da edição anterior do projeto, realizada em 2025. Não é necessário ter experiência prévia para ingressar no módulo inicial.

“Estamos muito felizes em retornar ao Espírito Santo com esse projeto. Nosso desejo é que as mulheres se reconheçam na prática do bordado, seja como uma forma de acolhimento, seja como uma possibilidade concreta de geração de renda e transformação de vida”, destaca Fernanda Nadal.

  

Desde 2022, o projeto já capacitou mais de 1.050 mulheres em diferentes regiões do país, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e a expectativa para 2026 é alcançar outras 600 participantes. Na edição anterior realizada na Serra, 92 mulheres concluíram a formação, demonstrando alto índice de permanência e engajamento.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social do grupo Aegea, Anna Júlia, a retomada do projeto na região reforça o compromisso com o desenvolvimento social. “Dar continuidade à formação das mulheres que já participaram e, ao mesmo tempo, ampliar o alcance para Cariacica é uma forma de fortalecer a autonomia feminina e ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho”, afirma.

Além das aulas presenciais, o projeto oferece a chance de inclusão na Plataforma Digital Bordadeiras do Brasil, que conecta as participantes a pessoas e empresas interessadas em trabalhos de bordado em pedrarias. Também serão selecionadas 20 mulheres para uma mentoria exclusiva, com acesso por três meses ao Clube Criativo, idealizado por Fernanda Nadal, com aulas on-line, conteúdos exclusivos e encontros ao vivo.

Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto conta com apoio do Ministério da Cultura e das prefeituras da Serra e de Cariacica, além da produção executiva da Amora Produções Culturais.

As inscrições devem ser feitas pelo perfil oficial do projeto no Instagram ou por formulário on-line, dentro dos prazos estabelecidos para cada módulo. Mais do que aprender uma técnica artesanal, a proposta é costurar novos caminhos de autonomia, renda e valorização do trabalho feminino por meio da arte.

Leia também