Climatempo/ Meio Ambiente

Rota da Tartaruga abre inscrições para edição 2026

Iniciativa da ArcelorMittal Tubarão em parceria com o Projeto Tamar retoma visitas a partir de março, com foco em educação ambiental e conservação marinha

A Rota da Tartaruga abriu nesta segunda-feira (19), as inscrições para a sua edição 2026. Desenvolvida pela ArcelorMittal, em parceria com o Projeto Tamar, a iniciativa promove educação ambiental e aproxima o público das ações de pesquisa e conservação das tartarugas-marinhas. As visitas são gratuitas, terão início em 18 de março e seguem até dezembro.

Voltada a escolas, grupos organizados e projetos sociais, a Rota contará com 20 visitas ao longo do ano, realizadas sempre no turno da manhã, às quartas e sextas-feiras, com duas agendas mensais. Cada grupo deverá ter entre 30 e 35 participantes. Após o preenchimento das vagas, novas solicitações passarão a integrar uma lista de espera, respeitando a ordem de inscrição.

O roteiro tem início no centro do Projeto Tamar, na Praça do Papa, em Vitória, onde os visitantes conhecem as espécies de tartarugas-marinhas que ocorrem no litoral brasileiro, seus ciclos de vida, rotas migratórias e ameaças à sobrevivência. A programação inclui visita ao museu e aos aquários, com foco em educação científica e ambiental.

Na segunda etapa, o grupo segue para o deck das tartarugas, localizado no canal de retorno de água do mar da ArcelorMittal Unidade Tubarão, em Serra. No local, são apresentados os estudos realizados com os animais, que envolvem captura, biometria, monitoramento e devolução das tartarugas ao oceano, sempre sob acompanhamento técnico do Projeto Tamar.

Para garantir a logística da atividade, a empresa disponibiliza transporte exclusivo para os participantes, com saída do ponto de encontro ou da instituição previamente agendada, passando pelo Projeto Tamar e pelo deck em Tubarão, com retorno ao final da visita.

Desde o início da parceria, em 2000, já foram catalogadas e devolvidas ao mar de mais de 5 mil tartarugas-verdes, espécie ameaçada de extinção. O trabalho conjunto inclui estudos científicos, análises laboratoriais e monitoramento da qualidade ambiental da região.

Rota da Tartaruga 2026

Inscrições: a partir de 19 de janeiro de 2026

Período das visitas: de 18 de março a dezembro de 2026

Público: escolas, grupos organizados e projetos sociais

Capacidade: mínimo de 30 e máximo de 35 participantes por grupo

Frequência: duas visitas por mês, às quartas e sextas-feiras, no turno da manhã

Link para inscrição: Venha conhecer a Rota da Tartaruga 2026!

Leia também