Entretenimento

Festival Delírio Tropical celebra a música e a inclusão na Arena de Verão de Vila Velha

Festival de Música Regional do Espírito Santo, que vai acontecer entre 21 de janeiro e 1º de fevereiro, na orla de Itapuã, terá ações voltadas para garantir a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

A sétima edição do Festival Delírio Tropical vai movimentar a estação mais quente do ano com uma programação gratuita repleta de música, inclusão e diversidade, entre 21 de janeiro e 1º de fevereiro, na Arena de Verão de Vila Velha, localizada na Praia de Itapuã. Neste ano, o festival amplia o seu conjunto de ações voltadas para garantir a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, por meio de atendimento humanizado e de estrutura montada para assegurar a plena participação do público durante todo o evento.

Ao todo, o festival reunirá mais de 80 atrações e 100 horas de shows de artistas regionais do Brasil e do exterior, configurando-se como um amplo painel da produção autoral do Espírito Santo nos mais diversos estilos, como o pop, rock, hardcore, reggae, samba, country, axé music, blues, funk, a música eletrônica e a moderna MPB de cores capixabas.

De acordo com a organização do evento, cerca de 200 mil pessoas devem circular pelo local nos dez dias de festival.

O Delírio Tropical tem patrocínio da Aegea Saneamento, Supermercados Carone, Vports, Cartões BB, Banco do Brasil e Vale; apoio da ES Gás, Farmácia Mônica, Loga, RHI e Arte Institute de Portugal, TVE-ES e Espírito Santo FM 89.1; e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Vila Velha. A realização é da Puri Produções, gzz.art e Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Formulário de acessibilidade
Entre as iniciativas voltadas para a inclusão, o Festival de Música Regional do Espírito Santo criou um Formulário de Acessibilidade, disponibilizado no site oficial do evento: festivaldeliriotropical.com.br.

Através do formulário, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida poderão indicar suas necessidades específicas para atendimento humanizado por uma equipe multidisciplinar. Os participantes poderão informar seus dados pessoais, as necessidades específicas de acessibilidade, as datas em que irão ao festival, a utilização de algum tipo de suporte e a presença de acompanhante, juntamente com laudo médico.

A estrutura do festival compreende um tablado com piso nivelado, que permite o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida, rampas de acesso, área de acessibilidade com visão privilegiada dos palcos para pessoas com deficiência e acompanhante, cardápios em braille e banheiros adaptados.
Outras medidas incluem disponibilização de abafadores de ouvido para pessoas com sensibilidade auditiva e Transtorno do Espectro Autista (TEA), intérprete de Libras, shows com audiodescrição e comunicação simples e de alto contraste.

Um dos diretores do festival, Sullivan Silva explica que o Delírio Tropical está comprometido em cumprir as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). “Por meio do Formulário de Acessibilidade, buscamos identificar e atender às necessidades específicas dos participantes, garantindo conforto, segurança e equidade de acesso, com equipe de acessibilidade disponível durante todo o evento”, afirma.

Moqueca sonora
A programação do Delírio Tropical começa no próximo dia 21, com shows musicais, Vila Gastronômica, feira criativa e atrações para o público infantil. A criançada vai se divertir com o “Gato Galáctico”, personagem do youtuber gaúcho Ronaldo Souza que se tornou sensação nas redes, onde conta com mais de 20 milhões de seguidores.

Pela primeira vez, o festival receberá uma atração internacional: a cantora portuguesa Marisa Liz, que ganhou fama na TV como mentora do programa de entretenimento “The Voice Portugal”, no período de 2014 a 2023. A apresentação da artista inaugura a parceria do Delírio T ropical com a RHI – Arte Institute de Portugal, instituição que atuará como embaixadora do festival na Europa e nos Estados Unidos.

A cultura popular do Espírito Santo será representada pelas Bandas de Congo Beatos de São Benedito, Raízes, Tambor Jacaranema e Mestre Honório. O segmento do rock terá bandas como Rastaclone, Pé do Lixo, Nave S.A, Estado de Sítio, Muddy Brothers, Metteoro especial Mangue Beat e o hardcore do Mukeka di Rato, que levará ao palco a turnê do álbum “Generais de Fralda”.

Nomes celebrados da música produzida no Espírito Santo, como André Prando, Casaca, Java Roots, Macucos e Dallas Country, também deixarão sua marca no palco do festival. Já o clima de pré-carnaval será comandado pelas estrelas do axé Andrea Nery e Beto Kauê, e pelo samba de raiz da Mocidade Unida da Glória (MUG), Bloco Regional da Nair, Bloco Balança Penha, Clube do Samba, Mais Astral e Samba Crioulo, com direito a Mega Roda de Samba com os grupos Samba Sim, Explosão do Pagode e Choppsamba.

Encontros inéditos
O cardápio do Delírio Tropical também irá oferecer encontros inéditos com artistas de diferentes gerações, como Luiza Pastore e Gastação Infinita, Bruno Caliman e Nano Vianna, Saulo Simonassi e Dona Fran, Fábio Carvalho e Caju, Manfredo e Sandrera, Mariana Coelho e Bella Mattar, entre outros.
Nos intervalos dos shows, os DJs Leandro Bonfim, Renato Costa, Sista Ilu, Zappie, Tuzão, Charles JR., Relima e Anacá irão ferver a pista com um caldeirão de ritmos reunindo as mais diversas vertentes da música eletrônica.

“Orgulho do território”
Para o diretor Sullivan Silva, a programação foi construída de modo a consolidar o Delírio Tropical como um marco do calendário estadual, exaltando a cultura capixaba e expandindo seu reconhecimento para os mercados nacional e internacional. “O Delírio Tropical se apresenta como um festival de música que exalta o orgulho do território e que fala para públicos diversos. É um palco do Espírito Santo p ara o mundo, que une o novo e o tradicional, o vintage e o cool, a alma capixaba e o pulsar do Brasil, conectando a cultura capixaba, a economia criativa e o turismo internacional”, define.

  • FESTIVAL DELÍRIO TROPICAL: Sétima edição do Festival de Música Regional do Espírito Santo

Data: de 21 de janeiro a 01 de fevereiro
Local do Festival: Arena de Verão da Prefeitura Municipal de Vila Velha, localizada na Praia de Itapuã, na altura da Rua Jair de Andrade com a Avenida Gil Veloso
Entrada: gratuita
Patrocínio: Aegea Saneamento, Supermercados Carone, Vports, Cartões BB e Banco do Brasil, e Vale
Apoio: ES Gás, Farmácia Mônica, Loga, RHI e Arte Institute de Portugal, TVE-ES e Espírito Santo FM 89.1
Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Vila Velha
Realização: Puri Produções, gzz.art e Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Formulário de Acessibilidade: festivaldeliriotropical.com.br

  • PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

21/01 – Quarta-feira
16h – Cortejo animado com Palhaço Passarim e os mascotes da AEGEA
18h – Tina Show
20h – Gato Galáctico
21h30 – Banda de Congo Raízes

22/01 – Quinta-feira
16h – DJ Leandro Bonfim (Fusion Dub)
17h – Banda de Congo Mestre Honório
17h45 – Manfredo convida Sandrera
18h45 – DJ Leandro Bonfim (Fusion Dub)
19h15 – Nave S.A
20h15 – DJ Leandro Bonfim (Fusion Dub)
20h45 – Casaca
22h15 – DJ Leandro Bonfim (Fusion Dub)
22h45 – Rastaclone

23/01 – Sexta-feira
16h – DJ Renato Costa
16h30 – Luiza Pastore e Gastação Infinita
17h30 – DJ Renato Costa
17h50 – Melton Sello
18h50 – DJ Renato Costa
19h15 – André Prando
20h30 – DJ Renato Costa
21h – Java Roots
22h15 – DJ Renato Costa
23h – Pé do Lixo

24/01 – Sábado
9h – DJ Sista Ilu
10h – Banda de Congo Tambor Jacaranema
11h – Já Gamei convida SambAdm
13h – Bloco Balança Penha
14h – Lambuza convida Pedro Perez
15h30 – DJ Sista Ilu
16h – Sheep Parafina convida Intóxicos
17h30 – DJ Sista Ilu
18h – Kanabaus convida Dub’s Ruy
19h30 – DJ Sista Ilu
20h – Luau do Abreu (convida Isa Cruz, Saulin e Mariana Coelho)
22h – DJ Sista Ilu
22h30 – Xá da Índia especial Bailinho do Ben

25/01 – Domingo
10h30 – Banda de Congo Beatos de São Benedito
11h – Clube do Samba
13h30 – Mocidade Unida da Glória (MUG)
14h30 – DJ Zappie
15h – Frazão convida Sambasoul
16h30 – DJ Zappie
17h – Andrea Nery
19h – DJ Zappie
19h30 – Marisa Liz
20h30 – DJ Zappie
21h – Cachorro Caramelo
22h30 – DJ Zappie

28/01 – Quarta-feira
16h – Cortejo animado com Palhaço Passarim e os mascotes da AEGEA
18h – Macakids
20h – Turma Tube
21h30 – Banda de Congo Mestre Alcides

29/01 – Quinta-feira
17h – DJ Tuzzão
18h15 – Bruno Caliman convida Nano Vianna
19h30 – DJ Tuzzão
20h – Saulo Simonassi convida Dona Fran
21h30 – DJ Tuzzão
22h – Big Bat Blues Band – Show especial 20 anos “Todo dia é dia de blues”

30/01 – Sexta-feira
16h – DJ Charles JR.
16h30 – Estado de Sítio (especial 25 anos)
17h30 – DJ Charles JR.
17h50 – Metteoro especial Mangue Beat
19h20 – DJ Charles JR.
19h40 – Whatever Happened to Baby Jane convida Roberta de Razão
20h40 – DJ Charles JR.
21h – Muddy Brothers
22h30 – DJ Charles JR.
23h – Mukeka di Rato (turnê do novo álbum “Generais de Fralda”)

31/01 – Sábado
9h – DJ Relima
10h30 – Bloco Oitentação
11h30 – Regional da Nair
14h – Ada Koffi Mar de Dentro
15h30 – DJ Relima
16h – Fábio Carvalho convida Caju
17h30 – DJ Relima
18h – Mais Astral (gravação de DVD)
20h – DJ Relima
20h30 – Marcos Bifão convida Alexandre Borges
21h45 – DJ Relima
22h15 – Beto Kauê

01/02 – Domingo
9h – DJ Anacá
10h – Siri de Tamanco
11h – Mega Roda de Samba com Explosão do Pagode, Choppsamba e Samba Sim
13h30 – Mariana Coelho convida Bella Mattar
15h – Samba Crioulo
17h – DJ Anacá
17h30 – Dallas Country
19h – DJ Anacá
19h30 – Macucos especial Timbamarley
21h30 – DJ Anacá

Leia também