A Cooabriel finalizou, em dezembro, a Revisão do Planejamento Estratégico que vai nortear as diretrizes, projetos e decisões da cooperativa para o ciclo de gestão de 2026. Iniciado em outubro, o processo envolveu uma ampla agenda de análises internas e externas, com foco no fortalecimento da governança e na preparação da cooperativa para os desafios do próximo período.
![]()
Antes da etapa final de revisão, a cooperativa promoveu uma consulta interna com a participação de todos os colaboradores. Por meio de um questionário, foram mapeadas percepções, desafios e oportunidades, criando uma base consistente para o aprofundamento das discussões estratégicas. Na sequência, gestores de diferentes áreas, incluindo superintendência e diretoria, participaram ativamente do processo, que contou com a orientação metodológica da Fundação Dom Cabral (FDC) e da MUDA365.
Além da avaliação dos principais números e negócios da Cooabriel, a revisão contemplou uma análise detalhada de indicadores de mercado e do macroambiente. Foram considerados aspectos políticos, econômicos, ambientais, socioculturais e tecnológicos, permitindo a identificação de oportunidades, ameaças e cenários sob diferentes perspectivas.
De acordo com o gerente do setor de gestão e qualidade da Cooabriel, Kairo Henrique Rellis do Nascimento, a abordagem ampla e colaborativa foi determinante para o sucesso do trabalho. “O processo, conduzido ao longo de cinco encontros, envolveu análises profundas e foi baseado em uma construção colaborativa, o que permitiu consolidar uma visão integrada entre as áreas”, explica.
Com a conclusão da revisão, a cooperativa encerra um ciclo de planejamento alinhado internamente e volta suas atenções para a execução das ações estratégicas. “Encerramos o ciclo com um planejamento estruturado e alinhado entre as áreas. Agora, a cooperativa se prepara para colocar em prática as ações estratégicas que irão direcionar os projetos e resultados do próximo ano”, destaca o gestor.
A revisão do Planejamento Estratégico integra o Programa Parceiros para a Excelência (PAEX) e conta com o apoio do Sistema OCB/ES. As diretrizes e os principais projetos definidos no processo serão apresentados aos cooperados, especialmente durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), quando serão submetidos à deliberação e aprovação.
Para o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, o planejamento estratégico é um instrumento fundamental para orientar decisões e fortalecer a gestão. “A cooperativa vive um momento importante de modernização dos seus processos de gestão. O planejamento estratégico tem sido essencial para organizar fluxos de trabalho, direcionar investimentos e preparar as equipes para esse novo ciclo. Vamos trabalhar com dedicação para executá-lo com excelência”, finaliza.