Comportamento

19 de novembro – Dia do Empreendedorismo Feminino

19 de novembro marca o Dia do Empreendedorismo Feminino, uma data que destaca o avanço das mulheres no comando de negócios no Espírito Santo e no Brasil. O movimento cresce ano após ano, impulsionado por profissionais que unem estratégia, formação e visão de mercado. Os indicadores econômicos confirmam essa evolução e mostram que mais mulheres têm buscado autonomia financeira, ampliado sua presença no empreendedorismo e ocupado posições estratégicas no cenário econômico.Segundo o Estadão, o interesse das mulheres pelo universo dos investimentos segue crescendo. Em 2025, metade daquelas que ainda não investem têm planos de começar — motivadas principalmente pela busca por segurança financeira (47%) e pelo desejo de aumentar o poder de consumo (35%).

Dentro desse movimento de transformação, nomes como Elayne Borel se destacam ao inspirar e apoiar uma rede de empresárias que enxergam a colaboração como ferramenta de crescimento. A Rede Mulheres de Negócios, liderada por Elayne, oferece capacitações, mentorias e eventos de networking para impulsionar empreendedoras.

Segundo Elayne, a chave para prosperar está em equilibrar estratégia e essência. “A mulher empreendedora precisa se reconhecer como líder e perceber que seu negócio é uma extensão dela mesma. O autoconhecimento é o ponto de partida para resultados duradouros”, afirma.

Liderança em diferentes setores

Exemplos como Raquel Pires, à frente da Nuvem Sublimação, Carolina Cheib e Lorena Bonesi, a frente da Peticolé, Mayara Melo, fundadora da Nabeca e Flávia Nolasco – personal organizer e dona da loja ‘Organiza Utilidades’, mostram que a nova geração de mulheres está mais segura, conectada e preparada para ocupar posições de destaque na economia, abrindo caminhos para outras empreendedoras.

Carolina Cheib, economista e uma das sócias da Peticolé Vitória, é um exemplo de como sensibilidade, visão estratégica e coragem podem caminhar juntas na construção de um negócio de sucesso. “Liderar um negócio como uma grife de moda infantil feminina, sempre me encantou, justamente por unir afeto, originalidade e propósito. Conquistar credibilidade em um mercado tão marcado pela presença de grandes marcas foi um dos principais desafios, mas também o que mais me motivou a seguir em frente”, afirma. Ela comanda a loja ao lado da amiga e sócia Lorena Bonesi na Praia do Canto, há três anos, e abriram uma nova loja no Shopping Mestre Álvaro, consolidando a expansão.

De acordo com a fundadora da empresa de formatura Nabeca, Mayara Mello, o empreendedorismo deve ser cercado de coragem e dedicação. “O empreendedorismo feminino é sobre coragem, criatividade e a capacidade de transformar sonhos em realidade. Cada conquista é fruto de dedicação e da vontade de fazer diferente, mostrando que mulheres têm voz, protagonismo e poder para liderar negócios de sucesso. Para mim, empreender é uma forma de inspirar outras mulheres a acreditarem no próprio potencial e a seguirem seus caminhos com propósito e paixão”, disse Mayara.

Já para Flávia Nolasco, personal organizer e dona da loja Organiza Utilidades “Empreender como mulher é um desafio que exige planejamento e paixão pelo que se faz” e continuou “cada conquista representa não só o crescimento do negócio, mas também a oportunidade de inspirar outras mulheres a acreditarem no próprio potencial. Como personal organizer, tenho a satisfação de transformar casas em ambientes funcionais, elegantes e acolhedores, mostrando que liderança feminina e atenção aos detalhes fazem toda a diferença no mercado”, finalizou Flávia Nolasco.

A empresária Rachel Pires, à frente da Nuvem Sublimação, comanda sua empresa que é pioneira em painéis sublimados há 10 anos e atualmente expandiu a personalização e atua, não somente no ramo de festas, mas com fabricação própria de necessaires, bolsas, mochilas, cangas, bonés, abadás, capas de almofadas, para malas, bag wines, mochilas, sacolas, papeis de parede, tudo personalizado, como o cliente desejar. A fábrica da empresa fica em Vila Velha e a Nuvem também tem uma loja na Praia do Canto, em Vitória.

 

“Sou apaixonada por marketing, especialmente o digital, produção de conteúdo insights e sou antenada na comunicação com foco no crescimento e antecipei uma tendência mundial com a criação do primeiro painel sublimado do Brasil, que até hoje revoluciona o mercado de festas e eventos no mundo todo”, afirma. “São mais de 1 milhão de sonhos sublimados, e tenho orgulho de ser uma empresa capixaba, que ganhou o país”, diz.

 

 

Leia também