Geral

Ecovias Capixaba registra mais de 55 mil atendimentos a usuários em 2025

Entre janeiro e outubro deste ano, as equipes da Ecovias Capixaba realizaram 55.915 atendimentos a usuários da BR-101, em todo o trecho sob concessão no Espírito Santo e na Bahia. Os números integram o Book de Dados da Ecovias Capixaba, que reúne informações operacionais, de segurança viária e de obras referentes aos dez primeiros meses de 2025, reafirmando o compromisso da concessionária com a transparência.

Do total de atendimentos, 18.786 foram de natureza mecânica, relacionados a sinistros, panes ou problemas nos veículos, enquanto 4.797 tiveram caráter médico, com o apoio das equipes de resgate da concessionária. Já os veículos de inspeção de tráfego, os chamados rotas, que inspecionam a rodovia 24 horas por dia, realizaram 32.332 atendimentos até o final do mês de outubro, prestando apoio direto aos usuários em situações diversas.

Segurança viária

O levantamento também aponta que, no mesmo período, foram registrados 3.398 acidentes, com 1.927 pessoas feridas e 97 vítimas fatais. Sexta-feira foi o dia da semana com maior número de ocorrências (593), especialmente no período da tarde, que concentrou 1.096 registros. Já os acidentes fatais se concentraram principalmente à noite (34 casos), com destaque para sextas e domingos, que somaram 36 mortes.

Os dados mostram que 56% dos acidentes ocorreram em pistas duplicadas e 44% em pistas simples. Quanto ao perfil das vítimas fatais, 91% eram homens e 45% conduziam motocicletas. Entre os pedestres, que representaram 18% das mortes, o atropelamento segue como uma das principais causas de fatalidades.

As ocorrências mais comuns foram colisões traseiras (846), seguidas por colisões laterais (535), colisões transversais (384) e choques contra objetos fixos (341). Entre os tipos de acidente que mais resultaram em óbitos, o atropelamento de pedestres lidera, com 25 mortes, seguido por colisões frontais (24) e transversais (13).

O levantamento também mostra que 45% das vítimas fatais não utilizavam cinto de segurança, o que reforça a importância dos equipamentos de proteção no trânsito para salvar vidas.

Obras e melhorias

Paralelamente às ações de atendimento e segurança, a Ecovias Capixaba segue com o cronograma de obras de duplicação e implantação de melhorias ao longo do trecho sob concessão. Na Serra, as obras de duplicação entre os quilômetros 242 e 246, já chegam a quase 57% de conclusão. Já as obras do trecho Sul, entre Alfredo Chaves e Iconha, iniciadas em agosto deste ano, possuem 6,4% de conclusão. De Guarapari a Anchieta, a concessionária concluiu as obras de 7 quilômetros de duplicação (do Km 347 ao km 354). A obra foi entregue menos de dois meses após a assinatura do contrato modernizado de concessão.

Em relação à conservação da rodovia, ao longo de dez meses de 2025, foram revitalizados mais de 1,7 mil quilômetros de sinalização horizontal e mais de 1,8 mil placas, além de 71 quilômetros de pavimento reparado e 9,4 quilômetros de defensas metálicas implantadas ou reparadas.

Os dados deste levantamento subsidiam ações voltadas à redução de acidentes, à melhoria dos serviços prestados e ao avanço das frentes de duplicação e manutenção da BR-101.

Leia também