Educação

COP30: Projeto no ES recebe uma nova fase do Projeto Cidadão do Mundo

Nesta terça-feira (11), a Rede AICA, em Jacaraípe, na Serra, recebe uma nova fase do Projeto Cidadão do Mundo – criado em 2013 para ensinar inglês e ampliar o repertório cultural de crianças. Nesta nova etapa, o foco é identificar jovens de altas habilidades, estimular o empreendedorismo e promover experiências internacionais ligadas à inovação e sustentabilidade.

A atividade será realizada em parceria com a Junior Achievement, maior organização sem fins lucrativos do mundo dedicada à educação empreendedora, e a University School AI, empresa do Vale do Silício que une educação, inteligência artificial e neurociência.

A atividade, será realizada em dois turnos, às 09h30 e às 14h30, e deve envolver cerca de 55 participantes pela manhã e 126 à tarde. Voltada para adolescentes a partir de 14 anos, a ação integra o projeto “Cidadão do Mundo”, que busca desenvolver competências socioemocionais, estimular o pensamento crítico e promover o protagonismo juvenil.

O evento contará com dinâmicas e atividades práticas sobre negócios sustentáveis, incentivando os adolescentes a pensar soluções reais para o desenvolvimento da Amazônia, unindo tecnologia, empreendedorismo e responsabilidade ambiental.

Na trilha das metas discutidas na COP, o programa abordará o tema “Selva do Silício”, que propõe substituir o desmatamento voltado à produção de soja e gado por um novo modelo de desenvolvimento baseado em empresas limpas e tecnologia sustentável. Inspirado em cientistas brasileiros, o conceito defende a união entre tecnologia avançada e a preservação da floresta — sem esquecer a preservação do ser humano, reconhecendo que a verdadeira sustentabilidade nasce da geração de renda, da redução da pobreza e da promoção da saúde.

Frank Ferreira, sócio da Universidade da Califórnia

Idealizado pelo capixaba Frank Ferreira, sócio da Universidade da Califórnia em Berkeley e dos professores David Whitney, Ph.D. em Ciência Cognitiva, e Michael Jacobs, especialista em Empreendedorismo que atuou no FBI e participou de programas de mapeamento cognitivo em Israel, o modelo desenvolvido pela University School AI combina inteligência artificial e métodos cognitivos avançados para identificar perfis de alta performance e conectar jovens brasileiros a oportunidades globais de aprendizado e empreendedorismo.

“Temos que aprender com a China no que diz respeito à visão de longo prazo e às parcerias público-privadas voltadas ao desenvolvimento. Mas é o Brasil que pode dar o próximo passo e se tornar uma opção real para empresas americanas, pois somos reconhecidos mundialmente por respeitar patentes e o direito de propriedade — pilares de um crescimento sustentável e responsável. Ao mesmo tempo, cerca de 1% da população possui altas habilidades — os chamados gifted, na tradução, abençoados — e é esse talento que precisamos mapear, desenvolver e conectar a mentores e oportunidades”, afirma Frank Ferreira, University School AI.

O capixaba segue ainda neste mês para Shenzhen, conhecida como o “Vale do Silício da Ásia”, onde participará de encontros com empresas e universidades para fortalecer parcerias que unam educação, inovação e sustentabilidade.

Para Marcella Andrade, diretora executiva da Junior Achievement no Espírito Santo, a parceria com a University School reforça o poder da colaboração em torno de um mesmo propósito: impulsionar os jovens e inspirá-los a construir um futuro com mais oportunidades e consciência. “Espero que a parceria siga rendendo novas ações transformadoras, capazes de ampliar ainda mais o impacto positivo entre os jovens capixabas”.

Projeto Cidadão do Mundo – Selva do Silício Parceria: Junior Achievement Espírito Santo e Rede AICA
Data: 11 de novembro (terça-feira)
Horários: 9h30 e 14h30
Local: Sede do Centro de Convivência – Adolescente em Ação, em Jacaraípe, na Serra/ES, Rua Noruega, Nº 13

Leia também