Geral

Governo do ES lança concurso com 1.052 vagas para Polícia Civil

O Governo do Espírito Santo vai publicar na próxima segunda-feira (06) o edital do concurso para o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP) da Polícia Civil (PCES). Serão 1.052 vagas com salário inicial de R$ 8.539,34. As inscrições acontecem entre os dias 16 de outubro e 16 de novembro, no site da banca organizadora, o Instituto Ibade. A prova objetiva está prevista para 1º de fevereiro de 2026.

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, com a participação do secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, e do delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.

“É a maior recomposição de efetivo da história da Polícia Civil e de toda a área da segurança. Vamos continuar investindo forte e trazendo resultados para a população capixaba”, afirmou Casagrande.

Ferraço destacou a importância da medida: “Essa é a maior recomposição de todos os tempos, numa única vez, nos quadros da Polícia Civil. Fortalecer os efetivos é ampliar o alcance do programa Estado Presente e intensificar o combate à criminalidade”.

O cargo de OIP foi criado pela Lei Complementar nº 1.093, sancionada em novembro do ano passado, reunindo em uma única função as atribuições de investigador, escrivão e agente de polícia. Entre as responsabilidades, estão a condução de diligências, cumprimento de mandados e participação em operações de inteligência.

Com jornada de 40 horas semanais, os aprovados poderão atuar em regime diário ou de plantão. A progressão na carreira será baseada em desempenho e tempo de serviço, promovendo a valorização profissional.

Mais informações serão divulgadas no site oficial da Polícia Civil do Espírito Santo (www.pc.es.gov.br) e no Diário Oficial do Estado.

Leia também