Cidade

OAB reinaugura nova e maior subseção do Estado

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Vila Velha (OAB-VV), reinaugurou este mês sua sede totalmente renovada, após uma ampla reforma que incluiu melhorias estruturais e modernização dos espaços. O objetivo foi oferecer mais qualidade, conforto e eficiência aos serviços prestados à advocacia e à sociedade.

A solenidade contou com a presença da presidente da OAB-ES, Erica Neves, do diretor tesoureiro da OAB-ES, José Antônio Neffa Júnior, além de autoridades como o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e o presidente do TJES, Samuel Meira Brasil Júnior. Também participaram o conselheiro federal da OAB, Flávio Cheim Jorge, e a diretora da OAB Nacional, a capixaba Cristina Cordeiro.

A presidente da OAB-ES, Erica Neves, ressaltou que a reinauguração representa um marco de valorização e respeito institucional. “Esta reforma representa um acerto institucional interno de valorização e respeito às subseções. A maior subseção do Estado não recebia os repasses da OAB. A primeira vez que vim aqui fiquei muito impactada, porque realmente o presidente Neffa não recebia o recurso. Esse foi o maior desrespeito que a OAB fez. Tinha um telhado vazando, mofo nas salas, cupim. Quando vi isso, eu disse: isso não vai acontecer. E o respeito institucional começou ali. O sistema OAB precisa respeitar os presidentes das subseções. O sistema OAB precisa ser respeitado. E enquanto eu estiver na OAB faremos esse acerto de contas. Fico feliz de reparar esse erro que foi feito com a advocacia de Vila Velha. Quem não entendeu isso, não entendeu a representação que estamos fazendo. Por isso estou muito feliz de estar aqui, presidente Larissa”, disse.

Durante seis meses de obras, a sede passou por pintura completa, reparos para eliminação de mofo, substituição de mobiliário com mais de 20 anos de uso, modernização da marcenaria e instalação de placas em acrílico com a nova identidade visual da Subseção.

Ela também destacou a importância da atuação transparente e dialogada. “Hoje a advocacia está presente em todos os lugares. Acordo às 5 da manhã e faço questão de ir. Porque a advocacia precisa de uma Ordem proba, reta, transparente e que dialogue com todas as instituições. E nunca foi demais o diálogo. Com o diálogo estamos conseguindo com as secretarias estaduais benefícios para a advocacia. Com diálogo estamos fazendo a reconstrução do sistema judicial de forma protetiva da advocacia. Estamos melhorando e aprimorando junto o atendimento, até chegar à sala da OAB. Cada secretaria vai ter lá um funcionário para atender de forma vip a advocacia, presidente Samuel. Essa construção externa, pautada pelo diálogo, tem sido feita pouco a pouco e a gente já vê os benefícios para a OAB. A afirmação, prefeito Arnaldinho Borgo, é a seguinte: a Ordem já é outra. E eu não construo sozinha. Construo com toda a advocacia”.

Em outro momento, Erica enfatizou a transformação institucional vivida nos últimos meses. “Estamos há oito meses à frente da Ordem e passamos oito meses reconstruindo a imagem da OAB na sociedade e no sistema judicial, recuperando desse descrédito que estávamos seguindo, com o nome na lama”.

Já a presidente da OAB Vila Velha, Larissa Jabôr, reforçou a importância da revitalização da sede para os profissionais. “Sendo a maior subseção do Estado, era inviável receber autoridades e colegas em um espaço que já não condizia com a relevância da advocacia de Vila Velha. Hoje contamos com uma sede renovada, mais funcional e acolhedora. Mais do que reformas físicas, essa renovação simboliza valorização e reconhecimento, permitindo que possamos receber a todos de forma adequada, reforçando a grandeza da nossa instituição”, destacou.

Leia também