O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço participaram, nesta quarta-feira (10), da solenidade de formatura da 2ª oferta do Programa QualificarES, realizada na Região Metropolitana da Grande Vitória. Ao todo, 1.533 alunos foram certificados, consolidando mais uma etapa do maior programa de qualificação profissional do Espírito Santo.
Durante o evento, foram entregues os Kits Empreendedor para os formandos de cursos práticos, como Gastronomia, Beleza, Decoração de Festas, Costura, Balonista e Unha em Gel. Nesta edição, 515 kits foram distribuídos, parte de um total de 1.620 entregues em todo o Estado, com o objetivo de apoiar a abertura de novos negócios e estimular o empreendedorismo local.
O investimento do Governo do Estado nesta 2ª oferta do QualificarES foi de R$ 7,3 milhões, recurso destinado à contratação de professores, aquisição de insumos, materiais pedagógicos e dos kits empreendedores.
Em seu discurso, o governador destacou o impacto do programa na geração de oportunidades:
“Para nós é uma alegria hoje vocês estarem aqui recebendo o diploma e também os Kits Empreendedor. O Espírito Santo tem pouco mais de quatro milhões de habitantes e, desde que retornei ao governo, até o final deste mandato vamos entregar um milhão de diplomas, alcançando 500 mil pessoas. É o programa de maior escala em nosso Estado. Sabemos que os desafios são muitos, mas ações como essa nos dão ânimo para seguir em frente, pois estamos no caminho certo quando geramos oportunidades e abrimos portas”, afirmou Casagrande.
Criado em 2019, o QualificarES se consolidou como uma das principais iniciativas de qualificação profissional do Espírito Santo, promovendo formação em áreas estratégicas, ampliando a empregabilidade e fomentando o empreendedorismo.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, também ressaltou a relevância da ação:
“O QualificarES tem mostrado que, quando o Governo investe em qualificação, não está apenas entregando diplomas, mas oportunidades reais de transformação de vida, geração de renda e fortalecimento das comunidades. Seguiremos ampliando esse trabalho, porque acreditamos que cada capixaba merece ter a chance de sonhar e realizar seus projetos de vida por meio do conhecimento”, afirmou.