Cidade

ES ganha Núcleo de Intervenções Rápidas para reforçar segurança com tecnologia

Governo inaugura Núcleo de Intervenções Rápidas e reforça uso de tecnologia na Segurança Pública do ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço inauguraram, nesta quinta-feira (28), o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). A iniciativa integra a política estadual de modernização da Segurança Pública por meio de tecnologias inteligentes e ações de resposta imediata.

O novo núcleo funciona no prédio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em Vitória, e tem como objetivo gerenciar ocorrências registradas a partir de recursos tecnológicos já implantados no Estado. A criação do NIR está alinhada às diretrizes do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que visa ampliar a presença do poder público nos espaços urbanos e reforçar o uso de inovação contra a criminalidade.

Na prática, o NIR será responsável por receber, monitorar e acionar as forças de segurança a partir de dados gerados por ferramentas como Totens de Segurança, Cerco Inteligente, Câmeras de Reconhecimento Facial, Drones, Câmeras Corporais, Imageadores Térmicos e outros equipamentos embarcados.

“Todos esses dados obtidos em nosso parque tecnológico estarão concentrados em um mesmo lugar para termos uma resposta cada vez mais rápida. Quando uma pessoa procurada é detectada por uma câmera, quando um carro roubado é localizado ou ocorre um acionamento do totem, podemos direcionar na mesma hora”, explicou o governador Renato Casagrande.

O núcleo terá funcionamento ininterrupto e contará com uma Central de Monitoramento e Análise Criminal, que acompanha os dispositivos em tempo real e mantém comunicação direta com a população. O espaço também será responsável por aplicar protocolos de inteligência artificial para cruzamento de dados e identificação de padrões de comportamento suspeito.

Entre as tecnologias já conhecidas pelos capixabas estão o reconhecimento automático de placas e de rostos de criminosos. Mas o NIR também promete incorporar recursos inéditos, como detecção de aglomerações, invasões a áreas restritas, rastreamento de objetos e alertas automáticos sobre movimentações suspeitas.

“Segurança Pública no Espírito Santo se faz com integração, inteligência e investimentos permanentes. Hoje tivemos início ao estágio operacional de mil alunos soldados da Polícia Militar e anunciamos concurso para outros mil policiais. O NIR integra ainda mais nossas corporações e aumenta a velocidade de resposta à sociedade”, destacou o vice-governador Ricardo Ferraço.

O Espírito Santo já colhe resultados positivos com o uso de tecnologia na segurança pública.

  • Cerco Inteligente: lançado em 2022, conta hoje com 1.466 câmeras e já auxiliou na apreensão de 1.667 veículos roubados ou furtados, além de contribuir para investigações criminais e combate a fraudes fiscais.

  • Reconhecimento Facial: iniciado em 2024 e ampliado em 2025, o sistema já possibilitou a prisão de 358 foragidos da Justiça.

  • Totens de Segurança: em apenas um mês de funcionamento, registraram 25 acionamentos que resultaram em 10 ocorrências policiais, incluindo tentativa de homicídio, agressão a mulher e maus-tratos a animais. Atualmente, sete dos 40 equipamentos previstos já estão instalados na Grande Vitória.

Com a implantação do NIR, o governo estadual reforça sua estratégia de combate ao crime baseada em inteligência, integração das forças policiais e uso de tecnologia de ponta, ampliando a capacidade de resposta e a sensação de segurança da população capixaba.

Leia também