Tecnologia

Serra leva debate sobre Linguagem Simples ao ESX 2025

Além de manter um estande próprio no ESX 2025, a Prefeitura da Serra participa do evento com uma mesa especial no SebraeLab, no sábado (12), às 15h30, com o tema “Linguagem Simples, Impacto Direto: inovação para governos e negócios”. A proposta é promover uma conversa inédita entre especialistas que estão transformando a forma como governos e marcas se comunicam, apresentando experiências inovadoras dos setores público e privado. A discussão vai mostrar como a linguagem simples se conecta com metodologias como UX Writing, Visual Law e Design de Serviços, gerando impacto real em atendimentos, campanhas, experiências digitais e estratégias de startups.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, afirma que será um encontro para quem quer escrever e falar de forma mais clara, inclusiva e estratégica, seja no governo, seja no mercado. “A proposta é mostrar que linguagem simples é mais do que uma forma de escrever: é uma estratégia de inclusão, eficiência e inovação tanto para o governo quanto para os negócios”, destaca.

Participam da mesa a jornalista Djeisan Lettieri, assessora de comunicação da Prefeitura da Serra e uma das responsáveis pela implementação da Política de Linguagem Simples no município; Nara Caliman, gerente do LAB.ges, laboratório de inovação do Governo do Estado e especialista em cultura de inovação no setor público; e Pedro Rizzoli, redator publicitário premiado, professor e estrategista de marcas que defende a escrita clara como diferencial competitivo. A mediação ficará por conta de Vanessa Canedo, cientista social, UX Writer e especialista em inovação pública, ex-gerente do programa Serra Inova+ e criadora do jogo educativo “Fala Claro, Prefeitura!”.

Em sua quinta edição, o ESX acontece de 10 a 12 de julho na Praça do Papa, em Vitória, e deve reunir mais de 20 mil participantes, com 300 startups expositoras, 165 palestrantes e uma estrutura de 8 mil metros quadrados. A expectativa é movimentar cerca de R$ 50 milhões em negócios. O evento tem entrada gratuita, das 13h às 21h, e oferece cinco palcos simultâneos, trilhas temáticas de Criatividade, Transformação Digital, Sustentabilidade e Inclusão, além de muito conteúdo interativo para o público.

Leia também