Cidade

Espírito Santo amplia Central de Libras e adere a plano federal

Espírito Santo amplia Central de Libras e adere a plano nacional para inclusão de pessoas com deficiência

O Espírito Santo deu um importante passo na promoção da inclusão e acessibilidade. Nesta quarta-feira (08), o Governo do Estado anunciou a ampliação da Central de Intermediação de Libras (CIL) e oficializou a adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite, do Governo Federal. A iniciativa prevê um investimento de R$ 6,5 bilhões em ações voltadas às pessoas com deficiência em todo o país.

Com a adesão ao plano federal, o Espírito Santo fica habilitado a apresentar projetos e captar recursos para executá-los nas áreas de Cultura, Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Direitos Humanos, Esporte e Mobilidade. Um plano de trabalho com 45 propostas já foi elaborado pelo Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, vinculada à Secretaria da Casa Civil (SCV).

“Temos um trabalho de inclusão muito forte e queremos fazer muito mais. Cerca de 7% da população capixaba vive com algum tipo de deficiência e essas pessoas precisam de acolhimento e oportunidades. Essa parceria é essencial para fortalecer os programas federais e ampliar as ações que já desenvolvemos aqui, como o Transcol + Acessível e a própria Central de Libras”, afirmou o governador Renato Casagrande durante a solenidade.

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Anna Paula Feminella, destacou o caráter colaborativo do plano. “Nesse Brasil tão grande, precisamos da cooperação entre União, Estados e Municípios. O Novo Viver Sem Limite reúne 95 ações e, só na primeira fase, envolve 11 ministérios. É um plano construído a muitas mãos”, ressaltou.

O subsecretário de Estado de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, João Bosco Dias, celebrou o avanço. “A adesão ao Novo Viver Sem Limite é um marco para as minorias e grupos vulnerabilizados. Vamos ampliar as ações, garantindo mais dignidade às pessoas com deficiência no Espírito Santo”, disse.

A ampliação da Central de Intermediação de Libras (CIL) é um dos destaques do anúncio. A partir de agora, o serviço, que antes só podia ser acessado em prédios públicos estaduais, poderá ser utilizado de qualquer local por meio de videochamada. A tecnologia facilita a comunicação entre pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ouvintes, em tempo real.

Em 2023, a Central realizou 2.026 atendimentos. Em 2024, mais de mil pessoas já utilizaram o serviço, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. A interpretação é feita por intérpretes por meio de videochamada, garantindo agilidade e acessibilidade.

O serviço pode ser acessado pelo aplicativo “Icom”, disponível nas plataformas iOS, Android e Windows, ou pelo link direto: Acessar Central de Libras. Também há cartazes com QR Code em repartições públicas para facilitar o acesso.

O Governo do Estado já desenvolve políticas de acessibilidade. Toda a frota do sistema Transcol é adaptada, e o serviço Transcol + Acessível, que contava com 11 vans, deve chegar a 30 veículos até o fim do ano. Em março, foi inaugurado o Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência, em Vitória, que já é referência nacional.

Leia também