Cultura

“Ondas” de Aço e Arte: Parque Cultural Casa do Governador

Ganha Nova Escultura de José Carlos Vilar

O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, ganhou nesta segunda-feira (19) uma nova joia em seu acervo artístico. A 33ª obra a compor o espaço ao ar livre é a escultura “Ondas”, do renomado artista capixaba José Carlos Vilar. Com seis metros de comprimento, três metros de diâmetro e espessura de uma polegada, a imponente peça foi produzida com chapas de aço fornecidas e doadas pela ArcelorMittal, reforçando o elo entre arte e indústria.

Inspirada pela prática da canoa havaiana e pelo contato cotidiano de Vilar com o mar, a escultura carrega uma carga simbólica e estética que representa o movimento das águas, fundido à rigidez do aço. “Minha escultura evoca elementos da natureza, que a envolvem e a abraçam. Trabalho com a narrativa da bobina, conectando-a à compreensão do meio ambiente, do mar e da natureza”, explicou Vilar, que há mais de meio século transforma aço em poesia visual.

Durante a cerimônia de entrega da obra, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância do artista para a cultura capixaba. “O Vilar é um talento. Um orgulho capixaba por sua história e trajetória. Ter uma escultura dessas em nosso acervo nos orgulha. Essa obra deixa uma marca dessa gestão que criou um espaço aberto para a população em um lugar que antes servia como local de trabalho e moradia”, afirmou.

Casagrande também reforçou os objetivos do parque: “Estamos aos poucos diminuindo o espaço da área de trabalho e moradia para que possamos ir aumentando a área de convivência das pessoas. Temos um Parque com características de lazer, cultura e sustentabilidade. Queremos que cada vez mais a população possa conhecer e utilizar esse espaço – que é de todos os capixabas”.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, também celebrou a chegada de “Ondas”, ressaltando a importância da presença de Vilar no espaço. “A obra recém-chegada do artista Vilar no Parque Cultural Casa do Governador faz reconhecer sua importância e trajetória. Juntamente com a exposição do artista no Palácio Anchieta, sua presença no Parque valoriza a arte produzida no Espírito Santo”.

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador se firmou como um dos principais polos de cultura e arte contemporânea do Espírito Santo. Localizado na Residência Oficial do Governo, o espaço reúne arte, sustentabilidade e educação em um cenário de 93 mil metros quadrados, rodeado por natureza.

Considerada a maior galeria de arte a céu aberto do Estado, o parque já conta com 32 obras — 22 permanentes e 10 temporárias — incluindo esculturas, instalações e projetos site-specific. Agora, com a chegada de “Ondas”, essa paisagem cultural se amplia ainda mais.

O parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), com gestão do Instituto ArteCidadania (IAC), e é aberto gratuitamente ao público de terça a domingo. Entre os apoiadores, estão a EDP (patrocínio ouro) e o Instituto Cultural Vale e ArcelorMittal (patrocínio prata), por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A escultura “Ondas” será um dos destaques das celebrações pelos três anos do parque, que acontecem no próximo domingo (25), com programação cultural aberta à população.

Leia também