Semana S movimenta o ES com serviços, cultura e qualificação
Posted on
Semana S do Comércio reforça papel do Sistema Fecomércio-ES no desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo
Com mais de 170 ações gratuitas em 14 municípios, evento leva qualificação, cultura e cidadania à população capixaba entre os dias 10 e 17 de maio
Na foto da coletiva, estão Wagner Corrêa, superintendente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalbeto Moro, presidente da entidade, Richardson Schmittel, diretor regional do Senac-ES, e Luiz Toniato, diretor regional do Sesc-ES.
O Espírito Santo se prepara para uma semana de atividades que prometem movimentar a economia, fortalecer o setor de comércio e serviços, e oferecer uma série de oportunidades para trabalhadores e empreendedores em diversas regiões do estado. Entre os dias 10 e 17 de maio, o Sistema Fecomércio-ES – por meio do Sesc e do Senac – realiza a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) que se consolida como um marco no calendário capixaba.
Serão 178 ações gratuitas em 14 municípios, com uma programação que vai de oficinas profissionalizantes e atendimentos de saúde a atrações culturais e shows nacionais. A proposta é clara: impulsionar o desenvolvimento regional, levando educação, bem-estar e cidadania a quem mais precisa.
“O grande propósito da Semana S é reforçar o papel essencial do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac na vida das pessoas e no fortalecimento do comércio, dos serviços e do turismo”, destaca Idalberto Moro, presidente do Sistema Fecomércio-ES. “Queremos mostrar como a educação, a inovação e o cuidado com o bem-estar podem transformar realidades e impulsionar o desenvolvimento do Espírito Santo.”
Durante os primeiros dias (10 a 15), as ações se concentram no interior do estado, com mutirões de serviços, oficinas e eventos culturais. Nos dias 16 e 17, a capital Vitória recebe o encerramento da programação com um mutirão de atendimentos gratuitos e apresentações no Palco Sesc, incluindo o cantor Silva, o grupo Pato Fu com seu show infantil e um bate-papo especial com os artistas Criolo e Gabriel O Pensador.
A iniciativa, que também celebra os 80 anos da CNC e o Dia S (instituído por lei estadual), é um exemplo de como a atuação conjunta entre Fecomércio-ES, Sesc-ES e Senac-ES pode gerar resultados concretos para a população. O setor de comércio e serviços é responsável por 58% do ICMS arrecadado no estado e mais de 650 mil empregos diretos, sendo vital para a economia capixaba.
“O evento promove conhecimento e gera oportunidades reais para milhares de capixabas. Estamos levando oficinas, palestras e aulas-show com foco na empregabilidade, no empreendedorismo e no fortalecimento do setor”, afirma Moro.
Segundo Rômulo Gomes, diretor de Programas Sociais do Sesc-ES, a programação foi pensada para alcançar diferentes públicos. “Teremos ações que vão da aferição de pressão a apresentações culturais e oficinas educativas, sempre com acessibilidade e atenção às realidades locais.”
Além de celebrar conquistas, a Semana S projeta o futuro. Até 2028, o Sistema Comércio-ES prevê investimentos de R$ 397 milhões em infraestrutura, qualificação profissional e inclusão social em todo o estado.
“A Semana S representa mais do que uma agenda de eventos: é uma resposta concreta às demandas sociais e econômicas do Espírito Santo, aliando oportunidade, dignidade e desenvolvimento regional”, finaliza Moro.
As fotos em 3D ilustram como o espaço do Ilha Buffet vai ficar nos dias 16 e 17.
Na manhã deste sábado (15), o governador Renato Casagrande inaugurou as obras de implantação e pavimentação da Rodovia ES-124, que conecta os municípios de...
No último sábado, o bairro Planalto Serrano celebrou seus 37 anos de fundação com o grandioso evento Planalto Gospel, realizado no Bloco A. Organizado...